Recomeçam as obras no Grande Hotel em Pelotas

Recomeçam as obras no Grande Hotel em Pelotas

Obras iniciaram em 2019 e devem durar mais dois anos

Angélica Silveira

O prédio é inventariado pelo município e faz parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan

publicidade

Recomeçaram as obras de restauração do Grande Hotel, em Pelotas, na zona Sul do Estado. O prédio. inaugurado em 1928, foi transferido da prefeitura para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde 2011. “O município quis dividir a responsabilidade de preservação do local”, diz o pró-reitor de planejamento, Otávio Martins Peres.

A obra completa de restauração do local, que foi interrompida na segunda quinzena de março em função da pandemia do coronavírus, deverá durar dois anos. Ela havia iniciado no final de 2019. Orçada em R$ 8,7 milhões, está sendo custeada com recursos do PAC Cidades Históricas. O prédio de 4.300 metros quadrados e quatro andares do Grande Hotel, localizado na esquina entre a Praça Coronel Pedro Osório e a rua Anchieta, é inventariado pelo município e faz parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O curso de Hotelaria da UFPel funciona no prédio, desde a transferência, em seis salas e no salão principal. “Atualmente, a faculdade está provisoriamente em um outro local, mas deverá retornar quando a obra for concluída”, projeta. Além do curso de hotelaria também deverá funcionar no local um hotel escola.

Os cursos de turismo, administração e gastronomia também poderão utilizar a estrutura como apoio após a finalização do restauro. “Além da preservação histórica para a cidade, o hotel vai estar prestando um serviço para a sociedade e os alunos poderão estar em contato com um prédio de importância histórica prestando um serviço prático”, conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895