Rede municipal de ensino de Uruguaiana terá capacitação ao turismo de forma curricular

Rede municipal de ensino de Uruguaiana terá capacitação ao turismo de forma curricular

Proposta é pioneira na região da Fronteira-Oeste

Fred Marcovici

Termo de cooperação foi assinado para a execução do projeto

publicidade

Foi assinado em Uruguiana o termo de cooperação para a execução do projeto de Educação para o Turismo. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Pela proposta, pioneira na região da Fronteira-Oeste, tanto docentes como estudantes terão acesso a uma metodologia de ensino, aplicada por técnicos do Senac, que abordará o estudo da disciplina turismo. “Queremos, a partir da educação, estimular os educandos a conhecer e divulgar informações sobre o seu local de vivência, valorizando assim a nossa cultura, além dos aspectos naturais e sociais”, explica a secretária de Turismo, Vanessa Welter.

Conforme a titular da pasta, ainda durante o mês de outubro serão capacitados professores da Escola Municipal José Francisco Pereira da Silva, educandário que está à frente do projeto-piloto de implantação do trabalho. “Eles visitarão pontos, onde poderão vivenciar experiências em torno do turismo local”, disse.

Os alunos, além das aulas, também vão viver o que é o turismo em Uruguaiana, por meio da visita à experiência de conhecer os recantos que vem surpreendendo positivamente os turistas que vêm até a fronteira. “É muito importante que nossos educandos, do projeto, tenham conhecimento sobre a prática do Turismo em nossa cidade, mostrando por meio de atividades educacionais, a divulgação da nossa cultura, nosso comércio e locais de lazer, além do nosso meio ambiente, pois é essencial que nossos alunos conheçam como o município vem se desenvolvendo pelo Turismo”, explicou a professora Maria Helena Machado, secretária de Educação.

Além das visitas técnicas, o projeto-piloto prevê a aplicação de conteúdos, como a importância do turismo para uma localidade, educação ambiental, acolhimento ao turista e patrimônio histórico. “A ideia central de todo esse trabalho é também sensibilizar sobre a importância do turismo para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, comentou o prefeito Ronnie Mello.

A proposta visa sensibilizar e conscientizar alunos e professores da rede municipal de ensino sobre a importância do turismo, da cultura, da história e do meio ambiente, envolvendo-os em uma abordagem participativa, estimulando a defesa do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município. A intenção é que o projeto cresça em sua abordagem em 2023, e seja ampliado para mais escolas, abrangendo um número maior de alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é tornar a aplicação do conteúdo uma disciplina curricular.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895