Rede pública de saúde passa a oferecer serviço de endocrinologia em Uruguaiana
capa

Rede pública de saúde passa a oferecer serviço de endocrinologia em Uruguaiana

Serviço atende 16 pacientes por semana

Por
Fred Marcovici

O trabalho de diagnóstico e tratamento, destinado a pacientes do SUS, é realizado na Policlínica Municipal

publicidade

A rede pública de saúde de Uruguaiana passou a oferecer o serviço de endocrinologia, especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas de um modo geral. O trabalho de diagnóstico e tratamento, destinado a pacientes do SUS, sob a supervisão da especialista Andrea Bervian Generosi, é realizado na Policlínica Municipal, na avenida Presidente Vargas, às terças e quintas-feiras, à tarde.

Antes, os pacientes de Uruguaiana deslocavam-se até o Hospital São Patrício, em Itaqui, para receber o tratamento adequado. O serviço de endocrinologia uruguaianense atende 16 pacientes por semana e consegue reduzir o número de viagens a Itaqui de 100 para 40.

Aqueles que ainda não tiveram alta devem continuar o tratamento na cidade vizinha, principalmente os que necessitam do serviço de punção, conhecido como biópsia da tireoide, serviço de exclusividade do Hospital São Patrício. Por outro lado, os pacientes que já tiveram alta do tratamento seguem sendo atendidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município.

“A preocupação é ofertar a maior gama de serviços de saúde à população e evitar que o uruguaianense precise sair da cidade para ser atendido”, afirmou o prefeito Ronnie Mello. “Os atendimentos em Itaqui anda estão mantidos por questões contratuais, uma pactuação estadual que deve ser respeitada, mas nos próximos meses conseguiremos concentrar todas as atividades da especialidade em Uruguaiana”, concluiu.