Redenção tem serviços gratuitos em alusão ao Dia Nacional da Saúde, neste sábado

Redenção tem serviços gratuitos em alusão ao Dia Nacional da Saúde, neste sábado

Além de vacinação contra a gripe, verificação de glicose, entre outras atividades, há atrações infantis e adultas no local

Kyane Sutelo

Ilza Pinheiro foi uma das pessoas que aproveitou o passeio na Redenção para verificar pressão e glicose.

publicidade

Quem passar pela Redenção neste sábado poderá contar com diversos serviços gratuitos de uma ação que celebra o Dia Nacional da Saúde, lembrado em 5 de agosto. No local, estão sendo aplicadas vacinas contra o influenza, o vírus da gripe, feitos testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), verificadas pressão arterial e glicose, entre outras iniciativas.

O foco é chamar a atenção para a prevenção. “A gente tem que explicar para a população que é muito mais fácil prevenir doenças, através de atividade física, mudança de hábitos não saudáveis, hábitos alimentares e a vacinação. Muito importante as pessoas se vacinarem”, enfatizou o enfermeiro Leonardo Rodrigues, responsável técnico da atenção primária à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As secretarias de saúde de Porto Alegre e do Estado são parceiras na iniciativa que é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. A vacinação infantil é uma das prioridades, segundo Leonardo, pois está com uma média de 35% da meta atingida, somente.

Priscila Camboim, mãe da Caroline, de 7 anos, aproveitou as outras atividades oferecidas na ação com tranquilidade, pois a filha está com a carteira de vacinação em dia. “Mesmo que as doenças não estejam ativas, acho importante a gente deixar eles imunizados. Quem ama, cuida”, disse ela.

Outros serviços de saúde estão sendo ofertados no local, como saúde bucal, teste de visão e informações com equipes do Hemocentro do Estado. Ainda há a realização de oficinas, atividades da Escola do Chimarrão e do Projeto Pedacinhos de Amor, apresentações culturais do Re-tri-circo, Grupo Tia e Mosaico Cultural, além da disponibilização de brinquedos infláveis para as crianças.

O local escolhido para a ação tem o propósito de atingir o maior número de pessoas possível. “Trazer para um espaço como esse significa, realmente, dar acesso a todos. Aproveitar aquela família que veio dar aquela caminhada, nesse dia que está bonito, e pode buscar esse serviço”, detalhou a Carine Alalan, diretora do Senac Saúde.

A aposentada e confeiteira Ilza Pinheiro estava passeando e colocou seu teste de glicose em dia. “Às vezes, as pessoas não fazem ou por descaso, por falta de tempo ou por não ter plano de saúde. E aqui faz na hora e é super bem atendido. Aproveitem porque é ótimo”, convidou Ilza.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895