Reestruturação do transporte coletivo de Novo Hamburgo será discutida em audiência pública

Reestruturação do transporte coletivo de Novo Hamburgo será discutida em audiência pública

Município aguarda nova licitação para serviço há 20 anos

Stephany Sander

Há 20 anos município aguarda nova licitação para serviço

publicidade

Ocorre nesta quinta-feira a audiência pública online que vai tratar do projeto de reestruturação do transporte coletivo de Novo Hamburgo. A cidade aguarda por uma nova licitação para o serviço há 20 anos e junto com ela algumas melhorias no serviço.

Entre os itens estão previstos uma frota mais nova de ônibus, veículos com ar-condicionado, mais linhas e horários. Por conta das novidades, um reajuste na tarifa, que atualmente é de R$ 3,85, deve ocorrer, sendo o teto máximo de R$ 5,03. O valor de tarifa que vencer a licitação será mantido por 12 meses após a apresentação da proposta e o contrato prevê revisão tarifária se houver desequilíbrio econômico-financeiro.

No início do mês, a grade horário do transporte coletivo, que havia sofrido alterações – como a retirada de algumas linhas e horários, após suspensão de subsídio municipal – foi restabelecida a partir de um acordo. A decisão ocorreu após uma reunião da administração municipal com as empresas concessionárias do serviço: Futura, Courocap, Hamburguesa e Feitoria.

No final de março deste ano, a Prefeitura decidiu que não iria mais repassar o subsídio de custeio às empresas de ônibus da cidade. O repasse, adotado em meados de 2020, compensava os prejuízos enfrentados pelas empresas com a queda no volume de passageiros por conta da pandemia. A audiência pública virtual, que começa 19 horas desta quinta, vai tratar de todas estas pautas.

Para acompanhar, o público poderá acessar a TV Câmara, no canal 16 da Net ou pelo YouTube. Quem quiser participar da audiência deve inscrever-se até 18h30 ou enviar questionamentos até as 16 horas do dia 22 pelo email transportes@novohamburgo.rs.gov.br.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895