Reforma de prédio que abrigará Museu Histórico de Esteio será concluída em maio

Reforma de prédio que abrigará Museu Histórico de Esteio será concluída em maio

A estrutura tem 87,5 metros quadrados e conta com investimento de R$ 225,3 mil

Fernanda Bassôa

A estrutura do prédio estava deteriorada

publicidade

Os trabalhos de revitalização de um dos prédios do Seminário Claretiano, que será sede do Museu Histórico de Esteio, no bairro Parque Amador, devem ser concluídos em maio, mesmo mês em que será entregue à comunidade. A estrutura do local estava deteriorada em razão do tempo (o prédio existe desde 1943) e de ter sido atingida por incêndio, em 2005, que destruiu parte da edificação. Além de abrigar objetos e artigos que buscam o resgate da identidade cultural da cidade e da região, o museu terá espaço para exposições, pesquisas, oficinas, palestras e outras atividades culturais.

Atualmente, operários se concentram na reforma do telhado, das redes hidráulica e elétrica, além de acabamentos do reboco e pintura do prédio. O projeto, prevê duas salas para mostra dos artigos do museu, recepção, área administrativa e sanitários com acessibilidade. Na área externa, estão previstos contrapiso, reconstrução da escada de acesso e ajardinamento com grama natural, árvores e arbustos. A estrutura tem 87,5 metros quadrados e conta com investimento de R$ 225,3 mil, recursos do Ministério do Turismo com a contrapartida do Executivo municipal.

Até a conclusão, o museu continuará funcionando dentro da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, na rua Padre Felipe, 900. Conforme a prefeitura, esta é a segunda etapa do processo de recuperação do Seminário Claretiano. Na primeira fase, o foco foi a reforma do prédio que hoje abriga e funciona a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895