Região de Santa Rosa envia recurso ao governo do Estado sem expectativa de aceitação

Região de Santa Rosa envia recurso ao governo do Estado sem expectativa de aceitação

Documento foi elaborado alegando que dos sete indicadores avaliados, a região teve melhora em quatro

Felipe Dorneles

publicidade

A região de Santa Rosa protocolou recurso para o Modelo de Distanciamento do governo gaúcho para mudar o patamar de bandeira vermelha, que considera risco alto para a Covid-19. O documento se pautou no fato de que dos sete indicadores da região, ocorreu melhora em quatro, passando para duas bandeiras amarelas e duas laranjas.

As pioras, que foram classificadas na bandeira preta, foram contestadas. No que refere-se ao número de internações, a região defende que é preciso desconsiderar as internações de fora da região, números que refletem em outros dois indicadores: número de internações Covid-19 nos últimos sete dias e número de internações Covid-19 nos últimos sete dias por cada 100 mil habitantes. O outro indicador que se manteve em bandeira preta foi o de número de óbitos, estável, mas, segundo o documento, abaixo do projetado para a região.

A secretária de Gestão e Fazenda, Leila Piekala, acredita que a região não será atendida no recurso, pois a piora na nota se deve a fator estadual. “Ficou clara a posição do Estado nesse sentido nas últimas semanas."


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895