Região Sul tem dois nascimentos em ambulâncias na arrancada de 2021

Região Sul tem dois nascimentos em ambulâncias na arrancada de 2021

Partos foram realizados na BR 392 e na RS 471

Angélica Silveira

publicidade

O primeiro domingo do ano foi marcado pelo nascimento de dois bebês envolvendo ambulâncias de resgate da Ecosul (concessionária responsável pelo polo rodoviário de Pelotas). Estava tudo calmo até a equipe base do Capão Seco, na BR 392, receber um pedido de socorro. Um casal se deslocava pela RS 471, na proximidade da Reserva do Taim e ia para Rio Grande. A gestante, com 39 semanas estava com  fortes contrações.

A equipe se deslocou até o km 26 da BR 392. Conforme a socorrista Fabiana Ferrari Allend, assim que encontrou a paciente e a colocou na ambulância a bolsa rompeu. Segundo informações da concessionária, a gestante foi  levada até a Santa Casa, mas ao chegar, a equipe de plantão disse que não poderia recebê-la. A orientação foi procurar o hospital da Furg que fica próximo, que  primeiramente não teve como prestar o atendimento.

Foi então que Fabiana realizou pela primeira vez o parto em uma ambulância. A menina nasceu nas primeiras horas deste domingo e logo começou a chorar. Fabiana trabalha há três anos na SMR. “A gestante ficou nervosa  e estava com dores. Ela estava comigo e o pai da criança vinha atrás da ambulância  no carro da família. É o quarto filho deles. Depois de cinco minutos o pessoal da Furg nos deu apoio e deixei elas na maternidade. Na hora não tive escolha”, relata.

O outro caso ocorreu no km 169 da BR 392, onde um menino veio ao mundo. Romário Marques Ribeiro, de 28 anos conta que no sábado a esposa Jaiane Martes da Rosa, 19 sentiu dores nas costas. Os dois moram no interior de Piratini e ela estava com 35 semanas de gestação. Por volta das 5h, ela sentiu fortes contrações, arrumou a mala rapidamente e partiu em busca do Pronto Socorro de Piratini com o marido. A bolsa estourou antes de chegar ao destino.

Eram 7h53min quando Ribeiro acionou o apoio pelo telefone do Centro de Controle Operacional da Concessionária. Imediatamente uma ambulância do Serviço Médico e Resgate se deslocou ao encontro da família. Quando chegaram ao local, conforme Ribeiro o pequeno Wellington já tinha nascido no carro do pai de Jaiane. Percebendo a angustia de todos, os socorristas Huilson Moraes e Alex Cavalheiro agiram rapidamente, com instruções do médico pelo sistema de rádio.

Logo após os protocolos iniciais, a equipe conduziu a mãe e o bebê ao Hospital de Canguçu. Na tarde deste domingo, segundo o pai de primeira viagem, os dois passavam bem. A alta está prevista para esta segunda-feira. “Eu, meu sogro e minha esposa estávamos muito nervosos. O guri nasceu no nosso carro bem na hora que chegou o pessoal da Ecosul. Mesmo com o susto na maneira como ele nasceu, pensamos em aumentar a família daqui a algum tempo”, garantiu.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895