Reintegração de área em Canoas deixa famílias ao relento

Reintegração de área em Canoas deixa famílias ao relento

Loteamento ocupava praça no bairro Guajuviras

Fernanda Bassôa

Reintegração de área em Canoas deixou famílias ao relento

publicidade

O cumprimento de uma ação de reintegração de posse de uma área pública do Loteamento Pôr do Sol, no bairro Guajuviras, em Canoas, na Região Metropolitana deixou adultos e crianças sem ter para onde ir. Cerca de 10 das 26 famílias que ocupavam o local (antigamente uma praça) estão perambulando e pernoitando na rua desde a terça-feira passada, quando oficial de justiça, policiais militares e funcionários da prefeitura efetivaram a medida judicial e destruíram as casas.

A advogada e representante do grupo, Tatiane Lemos, disse que a comunidade pleiteia junto à prefeitura ações assistenciais, como o encaminhamento para abrigos, além da doação de uma área regular para que possam construir novas moradias.

“O pessoal residia ali há cerca de dois anos e era uma comunidade consolidada. Tentamos reverter a situação tanto na esfera Judiciária, pedindo a manutenção da posse, quanto junto à própria prefeitura. Entretanto, não tivemos sucesso. Não houve nenhuma preocupação em dar assistência. Simplesmente jogaram todos na rua", afirmou.

Em contato com a prefeitura de Canoas, a assessoria informou que a administração não se manifestará sobre o assunto, mas disponibilizou conteúdo, o mesmo publicado na página da prefeitura na internet. De acordo com a nota, após meses de entraves judiciais, o Executivo, junto com a Brigada Militar, executou a reintegração de posse no Loteamento Pôr do Sol, sem incidentes.

A medida foi cumprida, segundo a prefeitura, dentro da normalidade com a participação de servidores das secretariais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Serviços Urbanos, Obras, Transportes e Mobilidade, além do Conselho Tutelar e da Procuradoria Geral do Município.

De acordo com o Executivo, esta é a 37ª reintegração de posse realizada em Canoas desde o início de 2017. A prefeitura ainda pondera que a praça no Loteamento Pôr do Sol será devolvida à população para que possa usufruir dos momentos de lazer.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895