Renovação do SIM da prefeitura de São Borja deve ser feita pela Unipampa

Renovação do SIM da prefeitura de São Borja deve ser feita pela Unipampa

Conforme secretário da Agricultura, cada item industrializado produzido precisa de avaliação e aprovação específica

Fred Marcovici

A renovação anual do registro no SIM deve ocorrer até o final de março

publicidade

Até o final de março, deve ocorrer a renovação anual do registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em São Borja, para as agroindústrias familiares, segundo decreto do prefeito Eduardo Bonotto. Tratativas em andamento indicam que a renovação do sistema poderá ser feita com a utilização de laboratórios e de serviços da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Itaqui.

O secretário municipal da Agricultura, Eugênio Dutra, e o diretor local da Emater, Odacir Decol, juntamente com proprietários de agroindústrias, estiveram em reunião com a equipe da universidade. Dos 40 estabelecimentos familiares registrados no SIM em São Borja, nove são agroindústrias que operam na produção de alimentos processados e que precisam anualmente revalidar os serviços de inspeção. “Cada item industrializado produzido precisa de avaliação e aprovação específica”, explica o secretário da Agricultura.

As ações estão sendo conduzidas no sentido de que, já neste ano, São Borja possa usar os serviços de avaliação da universidade, que oferece em Itaqui vários cursos superiores ligados às ciências agrárias. No rol das agroindústrias em funcionamento em São Borja estão as que operam beneficiando derivados de leite, embutidos de carnes e de alimentos à base de pescado.

O rol ainda inclui mel e doces produzidos da cana-de-açúcar. Ao mesmo tempo, a Agricultura municipal segue mobilizada e acionando os produtores familiares no sentido de registro no SUSAF. Trata-se do sistema de inspeção estadual e cujo credenciamento permitirá vender a produção local da agricultura e da indústria familiar em todo o Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895