Renovações e problemas: como está a situação em sete terminais de ônibus de Porto Alegre

Renovações e problemas: como está a situação em sete terminais de ônibus de Porto Alegre

Enquanto alguns dos locais estão renovados, outros ainda requerem revitalização

Felipe Faleiro

Terminal Triângulo, na zona Norte, apresenta pichações junto aos grafites

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Passagem obrigatória para milhares de passageiros diariamente, os terminais de ônibus de Porto Alegre passam por revitalização atualmente, mas nem todos são concluídos. Ainda há espaço para melhorias. Em um giro por sete deles, é possível constatar problemas resolvidos, mas também pichações, pessoas em situação de rua, equipamentos estragados e sujeira. Em alguns deles, esses problemas são recorrentes.

A Prefeitura tem um contrato com a empresa I9 Engenharia para a manutenção de oito, dos quais cinco foram visitados: Triângulo, Antônio de Carvalho, Parobé, José Eduardo Utzig e Mendes Ribeiro. O valor inicial do contrato, em agosto de 2022, era de R$ 2,1 milhões, com prazo de execução de um ano. No entanto, houve prorrogação até agosto deste ano, e o custo já alcança R$ 5,4 milhões, acréscimo de quase 150%.

No terminal Cairú, no bairro São Geraldo, na zona Norte, a construção é formada apenas por paradas, que estão relativamente em bom estado. A circulação de pessoas na manhã desta terça-feira era baixa, e apenas alguns ônibus paravam no local. Apesar disto, o Cairú está localizado em uma das regiões mais movimentadas de Porto Alegre, no coração da avenida Farrapos.

Também na zona Norte, o José Eduardo Utzig, entre as avenidas Dom Pedro II e Benjamin Constant, está em estado complicado. A reportagem visualizou algum lixo, além de uma escada rolante estragada e pichações. “Trabalho à noite e é sempre difícil pegar ônibus aqui. Acredito que poderia haver mais linhas”, afirmou Eliane Machado, técnica em Enfermagem e moradora de Alvorada.

O terminal Triângulo, na Assis Brasil, apesar de ter sido entregue à população em dezembro de 2019, após ampla reforma, apresenta pichações junto aos grafites, fazendo com que algumas indicações de placas no túnel do subsolo fiquem praticamente impossíveis de ler. No local há também presença de pessoas em situação de rua. A condição dos banheiros é ruim. No masculino, apenas o mictório de parede está funcionando.

A confeiteira Luciane de Andrade, que mora no bairro Parque Santa Fé, relata que a falta de coletivos também preocupa, mais que o estado do terminal de ônibus. “Ele está até bom, o que peca um pouco é não haver muitos ônibus, como o T6, que utilizo. No aplicativo, afirma que é um horário, porém chego aqui e ele já passou”, afirmou ela.

No Antônio de Carvalho, bairro Agronomia, na zona leste, onde a revitalização foi concluída há quase um ano, também há pessoas em situação de rua, mas o estado geral da construção é bom.

O destaque positivo é a ausência de resíduos pelo chão e os banheiros limpos, mantidos por equipes da Cootravipa. No local, houve lavagem, pintura, desobstrução de calha, impermeabilização, entre outros. Já no Mendes Ribeiro, entre as avenidas Carlos Gomes e Protásio Alves, em plena 3ª Perimetral, está em plena revitalização, porém funcionários ouvidos acreditam que o prazo até o final de abril para o término geral é “curto”. Hoje, quatro escadas rolantes estavam estragadas e uma delas interditada em razão da lavagem das estruturas do terminal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), os trabalhos iniciaram no último dia 7 de novembro, e, segundo os funcionários, a etapa seguinte após a lavagem, que ainda deve levar em torno de 30 dias, é o chamado tratamento das patologias, ou seja, trincas, fissuras e descascamentos. Depois, haverá as pinturas para retirada das pichações e aplicação de tinta que impede novos desenhos nas paredes. Além da empresa que faz a manutenção dos elevadores e escadas rolantes e a outra que faz a pintura e lavagem, uma terceira esta executando a construção de piso tátil no nível da Carlos Gomes, disseram ainda os empregados.

No Centro Histórico, o Rui Barbosa, abaixo do camelódromo, está com pichações visíveis, enquanto no Parobé, entregue revitalizado em agosto do ano passado, ainda há diversos sinais visíveis da reforma, como os banheiros, piso podotátil e o telhado em bom estado, além de novas placas sinalizadoras de linhas que circulam pelo terminal, localizado ao lado do Mercado Público. No entanto, da mesma forma do que outros, havia pessoas em situação de rua presentes.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), responsável pelo contrato com a I9, afirmou que os terminais José Eduardo Utzig, Cairú, Rui Barbosa e Triângulo estão previstos para revitalização, sendo que a estrutura da Assis Brasil deve ser “um dos próximos”, e todos com previsão inicial ainda no primeiro trimestre deste ano. Além disso, dentro do mesmo contrato, estão previstas reformas nos terminais Princesa Isabel, Jayme Caetano Braun e Nilo Wulff.


Correio do Povo
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