Cidades

Reportagem publicada pelo Correio do Povo vence prêmio ASDEP de jornalismo

Reportagem de Isabela Daudt debateu o aumento da violência contra a mulher em dias de jogos de futebol

Isabela venceu seu primeiro prêmio no RS e pelo Correio do Povo
Isabela venceu seu primeiro prêmio no RS e pelo Correio do Povo Foto : Mauro Schaefer

A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP) realizou na noite desta terça-feira, 25, a cerimônia de premiação do 9º Prêmio de Jornalismo da instituição. Na categoria Reportagem Universitária, a repórter Isabela Daudt, de apenas 20 anos, foi a vencedora com uma matéria publicada pelo Correio do Povo em junho de 2025. “Violência contra a mulher cresce em dia de jogo” ouviu especialistas e uma delegada de polícia para entender os motivos por trás do aumento no número de boletins de ocorrência de ameaça e de lesão corporal contra as mulheres em dias de jogo de futebol.

“É meu primeiro prêmio aqui no Estado e pelo Correio do Povo, que foi um jornal que me recebeu de portas abertas”, comemora Isabela, ex-estagiária do jornal. Ela relembra que foi para a editoria de esportes mesmo sem gostar de futebol e destaca a confiança da chefia nela e na ideia da pauta. “É sobre confiar e dar essa oportunidade para o estagiário. É muito importante para que a gente possa se desenvolver e também ir se encontrando em áreas, em temas, neste caso, que extrapolou o esporte”, destaca.

A cerimônia de premiação — realizada na sede da ASDEP, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre — reuniu jornalistas de todo o Estado, que receberam troféus nas categorias de fotojornalismo, texto, áudio, vídeo e conteúdo opinativo. Segundo a associação, cerca de 70 trabalhos concorreram nesta edição. Os conteúdos jornalísticos deveriam ter como tema central a segurança pública, com ênfase na história, na importância e no cotidiano da Polícia Civil do Estado. Em seu discurso, o presidente da ASDEP, Guilherme Wondracek, destacou a retomada do prêmio, que não era realizado desde 2019. “Os senhores têm essa função, de levar ao conhecimento da população o nosso trabalho. Estamos aqui para agradecer”, destacou o ex-chefe de polícia do Rio Grande do Sul.

Veja Também