Restaurante Popular de Caxias do Sul centraliza a produção de refeições

Restaurante Popular de Caxias do Sul centraliza a produção de refeições

A partir de setembro serão servidas cerca de 1.300 refeições diárias

Celso Sgorla

Conforme o prefeito, com as refeições centralizadas, é possível padronizar as refeições

publicidade

A partir desta quarta-feira, as refeições que eram distribuídas pelas cozinhas comunitárias de Caxias do Sul passarão a ser elaboradas no Restaurante Popular. A transição foi planejada pela equipe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). “Com as refeições centralizadas no restaurante, conseguiremos padronizar as refeições, mantendo a qualidade e variedade. Nas cozinhas comunitárias dependíamos das doações que o Banco de Alimentos recebe. Para fazer a quantidade necessária, às vezes era preciso misturar tipos diferentes de massa, por exemplo, que não têm o mesmo tempo de cozimento. No restaurante, os alimentos serão comprados, otimizando os recursos e quantidades”, explica a diretora técnica da Segurança Alimentar, Cristina Fabian Gregoletto.

Ao longo do mês de agosto, as cozinhas comunitárias do Canyon e do Mariani permaneceram fechadas. Porém, as famílias foram atendidas com cestas básicas, frutas e verduras. “É importante salientar que no Canyon, onde funcionava a cozinha comunitária, será implementado a partir de 1º de setembro o Núcleo Integrado de Políticas Públicas, com diversas ações do Poder Público Municipal para seguir atendendo as famílias cadastradas, o que significa um ganho para a comunidade”, observa o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

O prefeito Adiló Didomenico destacou a importância das cozinhas comunitárias como um serviço de assistência do município nos bairros. No momento, o Restaurante Popular garante 800 refeições diárias. A partir de setembro serão quase 1.300.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895