Restaurante Popular de Guaíba serve 30 mil refeições em dois anos de atendimento

Restaurante Popular de Guaíba serve 30 mil refeições em dois anos de atendimento

Diariamente são servidas cerca de 50 refeições para pessoas em situação de rua, vulnerabilidade e àqueles sem renda

Fernanda Bassôa

Em 24 meses foram atendidas 1.877 pessoas cadastradas, totalizando a oferta de 20 toneladas de alimento

publicidade

Em dois anos de funcionamento, 30 mil refeições foram servidas no Restaurante Popular aos moradores em situação rua, vulnerabilidade e àqueles sem renda que vivem em Guaíba. Em 24 meses foram atendidas 1.877 pessoas cadastradas, totalizando a oferta de 20 toneladas de alimento. De acordo com levantamento do Executivo guaibense, diariamente são servidas cerca de 50 refeições de 800 gramas por pessoa, com uma carne, arroz, feijão e massa, acompanhadas de suco, salada e uma fruta. Por mês, 250 moradores são servidos no local.

O prefeito Marcelo Maranata diz que o serviço surgiu de uma necessidade identificada logo após a pandemia. “Período em que a população deslocava para o Centro em busca de benefício e de emprego e que necessitava sim de um conforto, de um acolhimento. A abertura do Restaurante Popular foi um sucesso, pois ajudamos muitas pessoas a conseguir uma vaga no mercado de trabalho e também a voltar para suas famílias. Além de servir um bom almoço, temos uma equipe qualificada que atua no local, com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. O serviço é forma que encontramos de oferecer um acolhimento para aqueles que necessitam, e que encontramos diariamente nas ruas da cidade”, disse o prefeito.

Para almoçar no local, é necessário se cadastrar presencialmente na Secretaria de Assistência Social de Guaíba (na rua Coronel Serafim Silva, 50, no Centro, ou fazer contato pelo telefone 3480-7030). Os critérios incluem residir em Guaíba, ter renda per capita de até R$ 312, utilizar o serviço de acolhimento noturno municipal, manter o Cadastro Único do governo federal atualizado, ser idoso ou apresentar deficiência motora, intelectual ou estar em situação de vulnerabilidade social.

Visando expandir e alcançar os usuários que não conseguem acessar o serviço, a Secretaria de Assistência Social iniciou, em 2023, a ação ''Restaurante Popular Itinerante'', que vem servindo até 25 refeições de forma descentralizada, atendendo os bairros mais distantes do Centro da cidade.

Maratana diz que a iniciativa começou em caráter experimental, mas garante que ao longo de 2024 o serviço será ampliado de forma a alcançar todos os moradores que realmente necessitam de alimentação. “Queremos atingir aqueles bairros mais afastados do centro, como Nova Guaíba e Logradouro. Vamos beneficiar quem realmente necessita.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895