Restaurante popular de Guaíba servirá 80 refeições por dia a partir de 3 de janeiro

Restaurante popular de Guaíba servirá 80 refeições por dia a partir de 3 de janeiro

Cardápio deve variar ao longo da semana e terá diariamente uma carne, a opção de suco ou água, além de uma sobremesa

Fernanda Bassôa

Espaço tem aproximadamente 45 metros quadrados

publicidade

A cidade de Guaíba conta agora com o restaurante popular que vai servir gratuitamente até 80 refeições por dia. O espaço, que atende a política de assistência social, vai funcionar no prédio anexo da Câmara de Vereadores do município, local que antes era utilizado como refeitório dos servidores. Totalmente reformado e readequado para receber exclusivamente os moradores de Guaíba, o espaço de aproximadamente 45 m² começa a operar oficialmente a partir de 3 de janeiro.

O público que vai se beneficiar das refeições gratuitas são os moradores que se encontram com Cadastro Único para programas do Governo Federal atualizado, ou sejam usuários do serviço de acolhimento noturno (Albergue) e que tenham renda per capita igual ou menor do que 1/4 de salário mínimo (R$ 275), bem como alguma deficiência motora ou intelectual, ou ainda ser idoso.

De acordo com a prefeitura, a demanda foi diagnosticada pelo aumento da insegurança alimentar que já existia no município e que foi agravada ainda mais pela pandemia da Covid-19. O cardápio, que deve variar ao longo da semana, vai incluir diariamente uma carne e ter a opção de suco ou água, além de uma sobremesa.

O secretário de Assistência Social, Douglas Martello, disse que serão 1.760 refeições ao mês e 20 mil por ano. “É o primeiro restaurante popular da história de Guaíba, um marco para nossa cidade. Fecharemos o ano com comida no prato. Serviremos alimento para os que mais precisam em um momento de pandemia. Vamos aproximar o poder público das pessoas, dos que mais precisam e ofertar os demais serviços da prefeitura, atendendo aqueles que não tem trabalho e que não estudam. Isso é função social.”

A vice-prefeita, Claudinha Jardim disse que o ser humano precisa sim ser tratado com dignidade. “Estamos aqui para servir quem mais precisa, e com sensibilidade. Não podemos desistir dos nossos sonhos. É preciso acreditar em pequenas mudanças e assim avançar grande.”

Localizado na avenida Sete de Setembro, 325, no Centro da cidade, o restaurante popular vai funcionar de segunda a sexta-feira com a retirada das fichas entre as 10h e meio-dia. As refeições serão servidas a partir das 11h30 até as 13h30. O espaço não teve custos por parte da prefeitura. A ação é uma parceria entre o poder Executivo e o Legislativo, que propôs a reforma e remanejou os mobiliários de outros setores para o pleno funcionamento e recebimento do público externo.

Para almoçar no local é necessário fazer um cadastro junto à Secretaria de Assistência Social de forma presencial (na rua Coronel Serafim Silva, 50, Centro) ou pelo telefone (51) 3480-7030. O processo já conta com 120 pessoas cadastradas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895