Restinga Sêca inicia a utilização de testes rápidos de antígenos para detecção de Covid

Restinga Sêca inicia a utilização de testes rápidos de antígenos para detecção de Covid

O resultado do teste fica pronto em cerca de 20 minutos

Renato Oliveira

publicidade

A Secretaria de Saúde do município de Restinga Sêca, região Centro do RS, iniciou a utilização de testes rápidos de antígenos para acelerar o processo de diagnóstico da Covid-19. A modalidade já era utilizada em redes privadas de diagnóstico, e, em alguns casos específicos, na Ala Covid do município. Porém, em função do aumento do fluxo de pacientes suspeitos, a gestão municipal optou por disponibilizar o teste para toda a população restinguense.

A utilização segue os protocolos e notas orientativas da Secretaria Estadual de Saúde e tem o resultado informado cerca de 20 minutos após a sua aplicação. Até então, todos os pacientes que tinham quadro de saúde suspeito e compatível com Covid-19 eram testados através do exame RT-PCR, no qual, as amostras iam para fora do município para serem analisadas.

É importante lembrar: antes da realização do teste, o paciente passa por avaliação criteriosa da equipe de saúde, e em alguns casos, mesmo com o resultado negativo, a equipe pode orientar a coleta de teste confirmatório (RT-PCR).

Segundo a secretária de Saúde, Jocelaine Brauner, a ampliação da realização destes testes é uma importante ação que agiliza o processo de diagnóstico, fazendo com que diminua o fluxo na Ala Covid, evitando o retorno de pacientes não positivos em um ambiente de alto risco de contaminação. “Pacientes positivos seguem o tratamento dentro dos protocolos Covid e as pessoas com resultado negativo seguem a sua rotina”, destaca a secretária.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895