Retomada travessia de balsa entre Porto Mauá e cidade argentina
capa

Retomada travessia de balsa entre Porto Mauá e cidade argentina

Serviço até Alba Posse estava suspenso desde domingo devido à cheia do rio Uruguai

Por
Felipe Dorneles

Águas atingiram 9,5 metros acima do nível normal no último domingo

publicidade

A travessia de balsas no município de Porto Mauá, na Fronteira-Noroeste do Estado, foi retomada na manhã desta terça-feira. A elevação do nível do rio Uruguai havia causado a suspensão do serviço para a cidade argentina de Alba Posse no domingo pela manhã, quando as águas atingiram 9,5 metros acima do nível normal. O cenário é consequência das chuvas no Estado e em Santa Catarina.

Porto Mauá integra o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH Rio Uruguai), que processa e disponibiliza informações sobre os níveis dos rios e os volumes de chuva em 26 pontos de monitoramento, em tempo real. O aparelho no município está desativado e, por isso, neste caso de cheia, os alertas foram emitidos de forma convencional, via e-mail e grupo de WhatsApp, pela equipe da prefeitura.

O engenheiro Franco Buffon, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), explicou que os sensores que realizam a medição do nível de chuvas apresentou problemas e informou que uma equipe do órgão fará a troca do equipamento ainda neste mês. O horário de travessia de balsas para a cidade argentina ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min. Nos sábados, domingos e feriados, é das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.