Retroescavadeira atinge linha de transmissão de energia do Campus do Vale da Ufrgs

Retroescavadeira atinge linha de transmissão de energia do Campus do Vale da Ufrgs

Administração da universidade adotou medidas internas, como ativação de geradores no campus.

Vitória Fagundes

publicidade

Uma retroescavadeira da CPFL Energia rompeu os cabos de energia do Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. O incidente, ocorrido na última segunda-feira por volta das 14h30, resultou na falta de energia para as estruturas da universidade, situada no bairro Agronomia, zona Leste da Capital.

De acordo com informações da CEEE Equatorial, a causa do problema foi a ruptura de dois cabos subterrâneos durante uma obra de escavação realizada pela empresa CPFL Energia, dentro do pátio de subestação daquela empresa. A Equatorial esclarece que a CPFL Energia está conduzindo os trabalhos de manutenção, os quais são complexos e dependentes de condições climáticas favoráveis para a realização da emenda especializada nos cabos.

A empresa de energia informou que entrou em contato com a administração da Ufrgs, que adotou medidas internas, ativando geradores instalados no campus. Agora, aguarda-se a conclusão da manutenção do disjuntor pela equipe de infraestrutura da Universidade para efetuar o restabelecimento da energia.

"Desde o início do episódio, a concessionária e a instituição de ensino mantêm contato constante. A CEEE Equatorial está colaborando com a CPFL para restabelecer a linha de transmissão e viabilizou um novo ponto de suprimento de energia, já instalado", destaca trecho da nota.

Tentamos contato com a UFRGS sobre o rompimento dos cabos, mas até o momento não obtivemos retorno da universidade.

Confira a nota da CEEE Equatorial

Em relação à falta de energia no campus da UFRGS, a CEEE Equatorial esclarece que:

Nesta segunda (12), por volta das 14h30, a CEEE Equatorial identificou a falta de energia em sua linha de transmissão que atende a universidade. O motivo do problema foi a ruptura de dois cabos subterrâneos, ocorrida durante obra de escavação da empresa CPFL Energia, dentro do pátio de subestação daquela empresa.

Imediatamente após o incidente ocasionado por uma escavadeira da CPFL Energia, a CEEE Equatorial entrou em contato com a administração da UFRGS, que adotou medidas internas de ativação de geradores instalados em seu campus. Desde o início do episódio, concessionária e instituição de ensino seguem em contato permanente.

A CEEE Equatorial está desde o início auxiliando a CPFL de todas as formas possíveis, para que a linha de transmissão seja prontamente restabelecida. Tratam-se de cabos cuja emenda é feita de forma especializada, sendo um trabalho complexo e que demanda condições climáticas favoráveis para sua execução.

Consciente da urgência da situação, a CEEE Equatorial viabilizou, já durante a última madrugada, um novo ponto de suprimento de energia, que está instalado. Resta agora, que a equipe de infraestrutura da Universidade conclua a manutenção do disjuntor, para que seja possível ligar a energia. Há equipe da CEEE Equatorial no local auxiliando nos serviços, também, e a previsão é de que isso ocorra ainda nesta terça-feira (13).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895