Reunião na prefeitura de Gramado define estratégias após desabamento de prédio

Reunião na prefeitura de Gramado define estratégias após desabamento de prédio

Não há registro de feridos após colapso do edifício na Ladeira das Azaleias

Correio do Povo

publicidade

Uma reunião ocorre na manhã desta quinta-feira na prefeitura de Gramado para levantamento de informações e definição de estratégias após o desabamento do prédio de quatro andares, na Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, confirmou o Corpo de Bombeiros Militar da cidade à reportagem do Correio do Povo. Não há registo de feridos, e o colapso ocorreu hoje devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias, conforme a administração municipal. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não há vítimas porque o local já havia sido evacuado ainda no último sábado. A edificação caiu dentro próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros, que também segue isolado. 

O colapso do prédio nesta quinta é tratado apenas como uma das situações de risco. A cidade de Gramado registrou nos últimos dias, principalmente por conta das chuvas, rachaduras no solo. O cenário causou preocupação a moradores, que foram obrigados a deixar as próprias casas temendo um colapso.

Em caso de emergência 

A prefeitura da cidade informa que em caso de emergência, é possível ligar para o Corpo de Bombeiros (54) 98434-8064 ou Defesa Civil (54) 99629-6160.

Análise de Serviço Geológico 

Na tarde desta quarta-feira, a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a adjunta Karen Núbia Oliveira, o secretário do Planejamento Urbano, Rafael Bazzan, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e o geólogo e diretor do licenciamento ambiental do Município, Jackson Cohendt receberam dois técnicos do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que vieram de Porto Alegre para a realização de uma visita técnica ao bairro Três Pinheiros, a Perimetral e a Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto.

A equipe da CPRM foi a campo, acompanhada pelo secretário de Obras, Rafael Ronsoni, e o geólogo e diretor do licenciamento ambiental do município, Jackson Cohendt, para produzir um relatório, chamado de Avaliação Pós-Desastre, que será entregue ao Poder Público indicando um direcionamento para tomada de decisão do município. 

A prefeitura de Gramado também deverá solicitar ao Serviço Geológico do Brasil outros estudos, a serem realizados no ano que vem, para fazer uma avaliação das áreas de risco em todo o município, não só as atingidas neste evento climático.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895