Revitalização da Casa Holler passa pela primeira etapa de obras em Ivoti

Revitalização da Casa Holler passa pela primeira etapa de obras em Ivoti

A previsão de término da reforma é para fevereiro de 2022

Fernanda Bassôa

Revitalização compreende 797,92 metros quadrados de área

publicidade

As obras de revitalização da Casa Holler, em Ivoti, construção erguida no século 19 que faz parte do patrimônio histórico do município, passa pela primeira das três etapas de execução. Atualmente ocorre a implantação do novo telhado, a manutenção provisória da parte elétrica e também da parte estrutural. Os trabalhos no prédio, que tiveram início em outubro deste ano, tem previsão de término para fevereiro de 2022.

A arquiteta da prefeitura, Carolina Gemelli, que acompanha de perto a execução do projeto, conta que piso, forro, esquadrias e a substituição de peças de madeira integram o segundo momento de melhorias. “Por fim, serão realizados os projetos complementares, a estrutura elétrica definitiva, eletrônica e o Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI).” Esta primeira fase terá investimento de R$ 211 mil, recursos próprios do município.

O prefeito Martin Kalkmann destaca que, depois de finalizado o processo de reformas, o prédio será utilizado com foco na Cultura e Educação. “Na parte de cima, estamos trabalhando com a possibilidade de instalar a Biblioteca Pública Municipal. Embaixo, devemos ter um espaço recreativo para as crianças”, explica. Segundo ele, a revitalização do espaço – que compreende 797,92 metros quadrados de área - é uma demanda da comunidade que há dez anos vê parte da história da cidade abandonada, sendo um espaço de grande potencial de uso.

O imóvel foi tombado como patrimônio histórico estadual em janeiro de 2014, mesmo ano em que foi doado ao município. O local recebeu atividades até 2010, mas acabou sendo interditado em função de problemas estruturais. No início, funcionava no local o Salão Holler. Já nos últimos anos, o prédio abrigava um bazar. Futuramente será um espaço de cultura e educação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895