RGE inicia mutirão para retirada de fios em desuso na rede de Uruguaiana

RGE inicia mutirão para retirada de fios em desuso na rede de Uruguaiana

A RGE, a Prefeitura Municipal e as empresas de telefonia da cidade reunidas projetaram as ações

Fred Marcovici

Fios em desuso e acumulativos serão gradativamente retirados dos postes de Uruguaiana

publicidade

A partir desta quinta-feira estão sendo retomados os mutirões para a retirada dos fios em desuso dos postes de Uruguaiana.

A Rio Grande Energia (RGE), iniciou a ação no bairro Santana, pela manhã e, esta etapa, levará ao menos três horas. A iniciativa marca o reinício dos trabalhos de retirada dos cabeamentos em desuso na rede da cidade. Na sequência será seguido um cronograma de trabalho.

Durante a última semana, a RGE, a Prefeitura Municipal e as empresas de telefonia da cidade, se reuniram para planejar a ação de “limpeza” dos postes.

Após decidirem o local, as equipes estudam quais fios estão em desuso e aqueles que podem ser sacados. A atividade retorna depois de uma audiência pública havida na Câmara Municipal de Vereadores, no final do mês de março, que discutiu sobre o excesso de fios elétricos e de telefonia em desuso na cidade.

O Projeto de Lei (PL) 5.575 – de 13 de setembro de 2023, de autoria do vereador Adenildo Padovan dispõe sobre a obrigatoriedade de alinhamento de cabos e fiação aérea e remoção dos excedentes e sem uso, instalado por pessoa jurídica que opere ou utilize esse tipo de instalação em Uruguaiana.

O PL propõe que a pessoa jurídica, concessionária, permissionária ou terceirizada responsável pelos serviços de energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, internet ou qualquer outro relacionado ao uso da rede aérea, devem alinhar adequadamente os cabos instalados e remover qualquer excesso ou cabos sem uso dos postes, além de equipamentos de suporte localizados nas vias públicas municipais.

O projeto justifica que a motivação para a iniciativa surge de uma preocupação com a segurança pública para pedestres e veículos.

Fios soltos, desalinhados ou em excesso podem representar riscos para a população que transita pelas ruas, podendo causar acidentes de gravidade. Além disso, a poluição visual é um problema de estética que afeta a qualidade do ambiente urbano.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895