Rio dos Sinos volta a subir e chega a 4,38 metros

Rio dos Sinos volta a subir e chega a 4,38 metros

Equipes da Defesa Civil de São Leopoldo seguem monitorando elevação da água; status é de alerta

Fernanda Bassôa

publicidade

Em São Leopoldo o acumulado de chuva nas últimas 12h somam aproximadamente 20mm e o nível Rio dos Sinos subiu para 4,38metros. Há dois dias o nível estava em 4,14 metros. Não houve registro de granizo na cidade. De acordo com o Plano de Contingência Municipal o status é de alerta para a cheia do Sinos. Não há registros de desabrigados ou desalojados no Município.

Todas as equipes da Prefeitura Municipal seguem mobilizadas monitorando a situação. Em Campo Bom, o nível do Sinos na manhã desta terça-feira estava em 6,36m, sem transbordo. A situação também é de alerta na cidade de Sapiranga, onde o Rio dos Sinos apresenta elevação. A localidade que recebe atenção das equipes é o bairro Porto da Palmeira, mas nenhuma encontra-se desabrigada no momento. 

Em Canoas, equipes da Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil, realizaram a remoção de algumas famílias da Praia do Paquetá na tarde de segunda-feira e encaminharam para a casa de parentes. Com a elevação do nível da água do Rio do Sinos, o grupo ingressou no local com embarcações para convencer os moradores a deixarem suas residências e irem aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura.

A maioria das famílias, porém, demonstrou resistência em sair. Uma família de cinco pessoas, um idoso também foi conduzido para o ginásio. Cerca de 90 famílias residem na Praia do Paquetá. O trabalho teve o suporte de duas assistentes sociais da Prefeitura.

Em virtude do risco de acidentes com a rede elétrica, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido no início desta semana pelas equipes da RGE. A Prefeitura de Canoas permanece com dois abrigos abertos à disposição da comunidade que queira deixar suas casas. Um deles é no ginásio da EMEF Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240), no bairro Mathias Velho, e o outro é o ginásio da escola Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895