Rio Grande apresenta dados parciais da Operação Verão 2024

Rio Grande apresenta dados parciais da Operação Verão 2024

Lanchas e motos aquáticas juntas se envolveram em 70% dos acidentes registrados nos últimos quatro verões

Angélica Silveira

publicidade

Em sua 19ª edição, a Operação Verão realizada pelo Comando do 5ª Distrito Naval realizou na tarde desta quinta-feira a apresentação dos primeiros números oficiais. Após todos os presentes foram convidados a acompanhar a equipe Marinha em uma inspeção naval na Lagoa dos Patos.

A Operação Verão 2024 tem a temática “Nesse verão conecte-se uma navegação segura”. Neste ano, a iniciativa que objetiva conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura, começou no último dia 15 de dezembro se encerra no próximo dia 29 de fevereiro.

A ideia é que navegadores cumpram a lei e as normas e regulamentos dela decorrentes, além de atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil. A principal meta é a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar aberto e hidrovias interiores e prevenir a poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas e instalações de apoio.

A Operação Verão começou a ser realizada em 2005 a partir de um estudo realizado pela Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário, da Diretoria dos Portos e Costas. A pesquisa apontou que no verão concentra-se o maior número percentual de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio.

As lanchas e motos aquáticas juntas se envolveram em 70% dos acidentes registrados nos últimos quatro verões. A principal causa ainda é falha humana originada por imprudência, imperícia ou ainda negligência. A ideia é alertar os condutores, usuários e proprietários para a importância de cumprir as regras da navegação.

A Capitania dos Portos realiza as ações nas cidades de Arambaré, Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar. São fiscalizados a habilitação do condutor, a documentação da embarcação, o material de salvatagem (coletes, boias e salva vidas, por exemplo), extintores de incêndio, lotação, estado da embarcação e condições do condutor (com o uso do etilômetro). Somente nesta edição da operação foram realizadas 176 abordagens, 13 notificações e três apreensões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895