Rio Grande conta com serviço de Tele Covid-19

Rio Grande conta com serviço de Tele Covid-19

Objetivo é promover um sistema de triagem à distância para evitar o deslocamento de pacientes

Angélica Silveira

publicidade

Entrou em operação nessa segunda-feira, em Rio Grande, no Sul do Estado, a Central de Triagem Tele Covid-19. A iniciativa ocorre em uma parceria entre prefeitura e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A ação tem como objetivo promover um sistema de triagem a distância para evitar o deslocamento de pacientes até unidades básicas de saúde, sendo uma central telefônica, com atendimento remoto por estudantes de final de curso de enfermagem e medicina e seus professores, a fim de realizar a triagem de casos suspeitos de coronavírus. Após, poderão ser realizadas consultas por vídeo com especialistas e encaminhamento para UBSs, bem como seguir o monitoramento de pacientes.

A triagem Covid-19 vai disponibilizar telemedicina, teleconsulta e teleinformação. O sistema também servirá para uniformizar prontuários eletrônicos e gerará um conjunto importante de indicadores para monitoramento de epidemia.

Os interessados podem ligar gratuitamente de qualquer telefone para 0800 642 4650, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Tele Covid-19 tem a capacidade de atender 400 telefonemas por dia, 30 pessoas de forma simultânea. “São encaminhados para celulares de voluntários e vai auxiliar no monitoramento de casos suspeitos. A gerencia dispara a mensagem ou WhatsApp e tem a solução por vídeo consulta”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Cláudio Dutra.

Sistema possibilita acompanhamento da evolução do coronavírus 

Na manhã desta segunda-feira, a iniciativa foi apresentada, por videoconferência, pelo responsável pela Startup Indeorum, Glauco Munsberg. A empresa é especialista em ciências dos dados e foi contratada para a execução do sistema. A ideia para a criação do serviço nasceu a partir da colaboração da FURG com a Secretaria Municipal de Saúde, para disponibilizar a central telefônica capaz de auxiliar a população com informações sobre a Covid-19 e, também, a realização da triagem com a comunidade. “A Indeorum já estava conectada à Governança Conecta Saúde, ajudando na idealização da central de triagem com teleorientação para a população da região. Através da Conecta Saúde, nos aproximamos, ajudamos na criação da central telefônica e ajustamos o software de telemedicina para atender a triagem local”, conta.

Com o sistema, será possível acompanhar a evolução do coronavírus em Rio Grande, por bairros e ruas. O trabalho foi formatado em menos de um mês. A teleorientação por vídeo, quando necessária, será realizada por meio de uma equipe voluntária formada por mais de 70 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e psicólogos. O monitoramento dos pacientes ocorre a cada 48 horas.

Orientação conforme classificação 

Os pacientes são classificados como suspeito leve, suspeito moderado, suspeito com dúvidas e suspeito grave. Conforme a classificação, são orientados a procurar UBS, Hospital ou ficar em casa. O serviço será operado de forma remota. Na teletriagem ficam os professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG, na teleinformação os agentes comunitários de saúde e na teleorientação os médicos das UBS’s da cidade e do Hospital Universitário.

A escola de Enfermagem participará com 19 servidores entre técnicos e professores, além de 28 estudantes do 9º e 10º semestres. Já a faculdade de Medicina, irá participar com 20 professores médicos da região, que irão atuar como voluntários na triagem, além da direção do curso fazer parte do trabalho que implantou o sistema, que teve o custo de R$ 95 mil pagos com recursos do Ministério Público Estadual.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895