Rio Grande ganhará mais 20 leitos semi-intensivos para Covid-19

Rio Grande ganhará mais 20 leitos semi-intensivos para Covid-19

Os leitos vão equipar a Unidade de Clínica Cirúrgica que foi adaptada

Angélica Silveira

O HU ainda implantou o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia que realiza o processamento dos testes para Covid-19, tipo RT-PCR

publicidade

Até o final deste mês, Rio Grande e municípios da região poderão contar com mais 20 leitos semi-intensivos para a Covid-19. Nos últimos dias, 20 respiradores pulmonares foram adquiridos pelo Hospital Universitário (HU) Dr. Miguel Riet Côrrea Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), veiculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os equipamentos foram adquiridos pela governança da gerência administrativa do hospital e vão equipar a Unidade de Clínica Cirúrgica, que foi adaptada para receber leitos semi-intensivos destinados ao atendimento exclusivo da Covid-19.

A obra para implantação dos 20 leitos semi-intensivos começou em maio e está sendo realizada com recursos financeiros da Ebserh e do próprio hospital. Com a obra, a Unidade de Clínica Cirúrgica foi adaptada para receber os leitos semi-intensivos, dotados de ventiladores pulmonares. A área de 507 metros quadrados foi segmentada do restante do andar por barreiras físicas, criadas para servir de área de paramentação e desparamentação das equipes. Foi necessária a renovação da rede elétrica para dar suporte aos equipamentos, instalação de prateleiras para monitores e bombas de infusão e de suportes para soro, além de ampliação da rede vácuo e oxigênio. Os banheiros foram reformados com troca de componentes de louças e metais, bem como foram instalados novos lavatórios, tanto dentro da enfermaria como nos corredores. Além de todos os ambientes terem sido pintados, as portas de acesso às enfermarias foram substituídas por modelos novos, com proteção em inox, visor e fechamento automático, entre outras mudanças.

Os equipamentos comprados para o local estão chegando aos poucos e sendo testados. Somente após este processo, eles serão instalados para receberem os pacientes. As próximas etapas são o recebimento em breve de monitores multiparâmetro, que já foram adquiridos pelo HU; a conclusão da obra que está em fase final; e a disponibilidade de profissionais e a manutenção de medicamentos.

Além da estrutura, o hospital já disponibilizou quatro leitos de UTI Pediátrica e oito leitos, sendo seis de enfermaria e dois de isolamento, com suporte intensivo da Área Covid-19 do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que também foi adequado em abril. O HU ainda implantou o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia que realiza o processamento dos testes para Covid-19, tipo RT-PCR.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895