Rio Gravataí permanece 2,30m acima do normal após chuvas

Rio Gravataí permanece 2,30m acima do normal após chuvas

Famílias da Região Metropolitana e da região das Ilhas, na Capital, voltam gradativamente para suas casas

Cristiano Abreu

publicidade

Uma semana após o temporal que atingiu as cidades da Região Metropolitana, o nível do rio Gravataí permanece acima do normal. A mediação na Estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas (ANA) Passo das Canoas, em Gravataí, aponta que o nível do rio Gravataí está em 4,90m neste sábado, 25, sendo que o normal é 2,60m.

Nos bairros de Alvorada e Cachoeirinhas mais atingidos, as famílias retornam gradualmente. Em Gravataí, apesar de nenhuma família estar desalojada, as regiões do Caça e Pesca, no Parque dos Anjos ainda convive com a água invadindo ruas e moradias.

O aposentado Breno Duarte, 70 anos, mora no Passo das Canoas há 52 anos. Por conhecer o rio, ele acredita que água ainda vai demorar a baixar. “Está cheio assim (o Gravataí) desde setembro. Se não chover mais, só volta ao normal na metade de dezembro”, aposta o morador.

Guaíba

Em Porto Alegre, o Guaíba segue em baixa, com 2,58m, e o tempo firme permite que as famílias da região das ilhas retornem para suas casas. Contudo, as unidades de saúde da Ilha Grande dos Marinheiros, Pintada e Pavão, permanecem fechadas em decorrência das enchentes, de acordo com a prefeitura. 

Ainda restam problemas pontuais em ruas do 4º Distrito. Na avenida Polônia, esquina com a Voluntários da Pátria, há um bloqueio parcial onde o calçamento cedeu, além de água acumulada na Voluntários, próximo das alças da ponte do Guaíba.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895