Rio Taquari continua em queda e famílias seguem desabrigadas na região

Rio Taquari continua em queda e famílias seguem desabrigadas na região

Em diversos municípios do Vale do Taquari, porém, ruas voltaram a ser liberadas para o trânsito

Felipe Faleiro

Abrigo montado pela Administração de Lajeado voltou a receber famílias no último final de semana

publicidade

A água do rio Taquari começou a baixar de forma mais gradual nesta segunda-feira na região, conforme as medições oficiais da Prefeitura e da plataforma SACE, do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Contudo, moradores continuavam fora de suas casas. Em Lajeado, todas as 11 ruas bloqueadas por conta de alagamentos no domingo pela manhã, quando as águas do Taquari chegaram a alcançar o máximo de 21,75 metros, estavam liberadas para o tráfego por volta das 6h30min de hoje. 

De acordo com a Defesa Civil Municipal, 66 pessoas, ou 24 famílias, seguiam fora de suas residências, e foram encaminhadas ao Centro Esportivo Municipal, no bairro São Cristóvão. “Teremos que fazer uma avaliação, devido à possibilidade de chuvas fortes na quarta-feira”, observou o coordenador do órgão em Lajeado, Gilmar Queiroz. Em Estrela, onde o nível baixava em torno de dois centímetros por hora na manhã da segunda-feira, o Taquari ficou abaixo de 1,90 metro, correspondente à cota de inundação, já na madrugada desta segunda-feira. 

O valor alcançado foi de 1,84 metro às 6h45min, ainda em situação de alerta, no entanto. Já em Muçum, um dos municípios mais castigados pela tragédia climática do único de setembro, o rio baixou ainda mais rapidamente, cerca de 20 centímetros por hora, conforme medições da plataforma SACE. Em Encantado, as águas do Taquari não chegaram a invadir as residências, já que o nível do rio chegou ao máximo de 13,06 metros, de acordo com a Prefeitura. A cota de inundação do município é 14,50 metros.

Já em Cruzeiro do Sul, quatro vias chegaram a ser interditadas em razão das chuvas fortes: no quilômetro 55 da ERS 130, na chamada Curva da Demanda, em São Miguel; as ruas Arno Cíceri, no Bairro Zwirtes; Dom Pedro II, no Bairro Cascata, nas proximidades da Sociedade Pé de Chumbo; João Schardong, no Bairro Passo de Estrela; e ainda a Estrada Geral nas imediações do campo de futebol do Bom Fim, na Curva do Canivete.

Em Bom Retiro do Sul, também houve redução gradual no nível do Taquari na manhã de hoje para 14,48 metros, dentro da cota de alerta. No município, quatro vias foram liberadas, após bloqueios realizados pela Prefeitura: as ruas Álvaro Haubert, junto à RS 129 em direção a Estrela por Arroio do Ouro); Mathias Vicente Diedrich; RS 129, na localidade de Beira do Rio e ainda Estrada do Faxinal, na localidade de Barra do Silva Jorge.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895