Rio Uruguai tem alta antes de volta das chuvas e provoca suspensão de balsa em Porto Xavier

Rio Uruguai tem alta antes de volta das chuvas e provoca suspensão de balsa em Porto Xavier

Defesa Civil emitiu alerta para a região de fronteira com Santa Catarina

Fred Marcovici

Risco é raios e queda de granizo

publicidade

Com instabilidade gerada pelo avanço de uma massa de ar quente, a região Norte do Rio Grande do Sul e a fronteira com Santa Catarina se prepara para a volta das chuvas. A Defesa Civil emitiu um alerta de atenção após o aumento do nível do rio Uruguai, que está 7,8 m acima do ideal em alguns pontos. A partir disso, o serviço de balsa entre o município de Porto Xavier e a cidade argentina de San Javier foi suspenso. Em Itaqui, a elevação atingiu 5,75 m e, em Uruguaiana, registrou 6, 20 na manhã desta sexta-feira. 

De acordo com a MetSul Metereologia, o risco é de muitos raios e queda de granizo na região entre a noite desta sexta e manhã de sábado. A Defesa Civil, além de acompanhar a evolução da corrente, também informou que, dentre as 36 casas voltantes tracionadas, 24 retornaram ao ponto de origem. As restantes dependem das condições climáticas e instalações elétricas da área.

Na divisa com o Uruguai, o rio Quaraí mede 5,10 m na cidade de Barra do Quaraí. Em Rosário do Sul, o rio Santa Maria mede 2,77 m e o Ibicuí da Armada 2,12 m, ambos em declínio. Entre as 96 famílias desalojadas, do período mais crítico das chuvas, agora restam apenas 10 pessoas desabrigadas.

Já em Alegrete, o rio Ibirapuitã mede 2,90 m, em declínio acentuado e retornando ao leito. Segundo Renato Grande, coordenador da Defesa Civil, um mês depois do início dos eventos climáticos no município, não há mais desabrigados e as nove famílias desalojadas que restavam retornaram nesta quinta-feira às casas. 

Arrecadação de alimentos em Uruguaiana

O 6º Batalhão de Polícia de Choque promove neste sábado (7), a 1ª Copa Segurança Solidária, na quadra society do Parque Dom Pedro II, a partir das 9h. O evento visa a arrecadação de alimentos destinados aos 301 atingidos pela cheia em Uruguaiana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895