Rios apresentam níveis em elevação na Região Metropolitana e nas cidades do Vale do Sinos

Rios apresentam níveis em elevação na Região Metropolitana e nas cidades do Vale do Sinos

Em Gravataí, no Caça e Pesca Parque dos Anjos, o rio com o mesmo nome da cidade está mais de 2 metros acima do normal

Fernanda Bassôa

Protocolo de alerta de São Leopoldo foi acionado e a Defesa Civil municipal acompanha a elevação do Rio dos Sinos

publicidade

Em São Leopoldo, o nível do rio dos Sinos chegou a marca dos 4,34m ontem, de acordo com medição feita pela régua localizada da rua da Praia, no bairro Rio do Sinos. Com a constatação de nível superior a 4,30m e seguindo em elevação, foi ativado o protocolo de alerta no Município, pelo Plano de Contingência (Placon). Em Novo Hamburgo, o nível do Sinos é de 6,29m.

Em Campo Bom, a medição é de 6,49m na localidade da Barrinha, 12 centímetros a mais em um período de 24 horas. Na cidade de Taquara, o nível estabilizou em 5,34m. Entretanto, as equipes da Defesa Civil municipal permanecem em alerta devido a previsão de mais chuva para o final de semana.

Em Gravataí, a medição na Estação Hidrometeorologica da Agência Nacional de Águas Passo das Canoas (ANA), no Caça e Pesca Parque dos Anjos, aponta que o rio Gravataí está mais de 2 metros acima do normal. Ou seja, a medição desta sexta-feira está na marca dos 4,74m, sendo que o normal é 2,60m.

De acordo com a Defesa Civil do Município de Gravataí, o status é de elevação gradual e se mantém o sistema de alerta. Não há famílias desabrigadas ou desalojadas na cidade.

Em Alvorada, o extravasamento do rio Gravataí voltou a alagar as ruas do bairro Americana, especialmente Marquês do Pombal e Anita Garibaldi. De acordo com a Prefeitura, a água invadiu apenas as vias, não há água nas residências. A Defesa Civil segue em alerta.

Da mesma forma acontece em Cachoeirinha, onde 80 famílias do bairro Meu Rincão seguem fora de casa devido ao transbordamento do arroio Sapucaia. Destas, 15 estão acolhidos em abrigo montado pela Prefeitura. A estrada do Nazário, que faz divisa com Canoas e Esteio, está bloqueada devido à grande quantidade de água na pista.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895