Roda de Conversa na Feira do Livro de Porto Alegre debate golpes em idosos

Roda de Conversa na Feira do Livro de Porto Alegre debate golpes em idosos

Conversa entre delegada, inspetora e vereador foi proposta e realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas de Porto Alegre

Rodrigo Thiel

Roda de Conversa sobre tentativas de golpes em idosos foi proposta pelo vereador Alvoni Medina, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas de Porto Alegre

publicidade

Entre as muitas atrações da Feira do Livro na tarde desta quarta-feira, uma delas alertou para um dos principais perigos no dia a dia da população idosa. Isso porque o vereador Alvoni Medina, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas de Porto Alegre, foi o proponente de uma roda de conversa sobre golpes contra a pessoa idosa. A ação contou com a participação da delegada titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Capital, Ana Luiza Caruso, e da inspetora Francine Coreixas.

Para o vereador Medina, a orientação é fundamental para que as pessoas idosas não venham a serem vítimas destes crimes. “A perda, as vezes, não é apenas financeira. São situações irreparáveis pois trazem um transtorno para a pessoa. Ela fica aborrecida, desorientada, não quer falar para a família do que aconteceu. Em alguns casos, elas acabam até entrando em depressão. Então essa população precisa deste alerta, para que não venham mais a cair em golpes. E essa palestra traz este assunto a partir da vivência de pessoas que trabalham com isso diariamente na delegacia”, destacou.

Durante a roda de conversa, foram abordadas orientações como sempre desconfiar de propostas vantajosas ou de pedidos de informações especiais, e sempre verificar se a informação repassada são verdadeiras antes de tomar uma atitude. Na oportunidade, os idosos presentes na palestra também falaram sobre suas experiências com tentativas de golpes sofridas e tiraram algumas dúvidas com as profissionais.

A coordenadora da Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Abrapps), Lissandra Belsarena, ressaltou a importância deste tipo de orientação para as pessoas idosas. Alguns dos presentes na roda eram membros da associação. “Quando a gente recebeu o convite do vereador, fizemos questão para que eles viessem participar. Na associação, trabalhamos com o público 60+ e eles têm sofrido com tentativas de golpes diariamente. Essa informação não é só para eles, pois eles acabam levando para familiares, amigos e vizinhos também”, completou Lissandra. Segundo ela, a própria associação disponibiliza um setor jurídico para orientar os membros e também oferece cursos de informática e tecnologia.

Outra entidade presente foi a Divas da Alegria, de Porto Alegre. De acordo com a coordenadora do grupo, Marilice Carrer, os idosos têm se tornado um público que precisa de proteção diária contra os golpes, principalmente os virtuais. “Eu acho que a temática se torna mais importante ainda pois estamos tratando de pessoas que estão se familiarizando aos poucos com o mundo digital. Eles são um alvo muito forte para os bandidos. Por exemplo, em duas semanas, me aconteceu três tentativas de golpe. Se eu não posse uma pessoa alerta, teria caído. Então este tipo de conversa é louvável”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895