Rolê Daora e Lei do Sossego seguem sem contratempos em Pelotas

Rolê Daora e Lei do Sossego seguem sem contratempos em Pelotas

Segundo as autoridades envolvidas na fiscalização, já é perceptível que o público noturno está aderindo a nova legislação

Angélica Silveira

publicidade

Passados pouco mais de 10 dias do lançamento da Lei de Perturbação do Sossego e uma semana do primeiro Rolê Daora, a prefeitura de Pelotas e a Brigada Militar avaliam como positivas as iniciativas. Durante o último final de semana, as operações integradas, articulação conjunta da Prefeitura, que reúne as forças de segurança e órgãos de fiscalização do município realizaram a primeira atividade, no período da madrugada, desde a regulamentação da nova Lei de Perturbação do Sossego.

A operação conjunta ocorreu nas Avenidas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado. Na Bento Gonçalves, uma das principais e mais movimentadas da noite pelotense, o clima foi de tranquilidade. Já na Pinheiro Machado foi constatada uma corrida clandestina de motocicletas e uso de som automotivo. Com isto os envolvidos foram autuados e notificados.

Segundo as autoridades envolvidas na fiscalização, já é perceptível que o público noturno está aderindo a nova legislação. Na região da rua Gonçalves Chaves, por exemplo, os bares têm fechado à meia-noite, todos os dias e na Avenida Bento Gonçalves não houve perturbação ou aglomeração na noite de sábado.

Já o Rolê Daora, que integra o Pacto Pelotas pela Paz, teve sua segunda noite de ação no quadrilátero formado pelas ruas Félix da Cunha, Almirante Barroso, Gomes Carneiro e Tiradentes nesta quarta-feira. 

Pelo decreto da Prefeitura que regulamenta a Lei de Preservação e Garantia do Sossego Público, das 24h até as 6h do dia seguinte está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas fora dos estabelecimentos, bem como seu consumo em via pública. A venda por vendedores ambulantes também não é permitida.

Segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Paulo Renato Scherdien, a iniciativa ocorreu de forma tranquila mais uma vez. “Foi mantida e preservada a ordem pública”, garantiu.

A coordenadora do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, avalia de forma positiva a receptividade da população em relação às orientações sobre a aplicação da lei e do decreto, bem como as ações educativas promovidas pelo Rolê Daora. “Os estabelecimentos comerciais no perímetro estabelecido pelo Decreto têm cumprido as determinações e aos poucos a juventude vai compreendendo que é possível se divertir, respeitando o direito ao descanso a partir da meia noite”, destaca.

Ela conta que na manhã desta quinta-feira recebeu um grupo de pessoas que residem na região. “Elas demonstraram estar muito satisfeitas com os resultados até agora”, observa. Aline confirmou que a ação desta quarta-feira foi tranquila, mesmo com um maior número de pessoas que na última semana. “Os agentes de fiscalização tem feito orientações junto aos frequentadores do quadrilátero para reabertura das vias a passagem de veículos a partir da meia noite e o cumprimento do Decreto. Avaliamos que a aplicação dos dois tem ocorrido de forma tranquila”, confirma.

Novas ações do Rolê Daora devem ocorrer na região do perímetro do Decreto, assim como as operações integradas em toda a cidade. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895