Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em ao menos 17 bairros de São Leopoldo

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em ao menos 17 bairros de São Leopoldo

Trânsito na avenida Imperatriz Leopoldina segue bloqueado a partir da avenida Luís Bernardo da Silva, no bairro Pinheiro

Fernanda Bassôa

publicidade

O rompimento de uma adutora de 600 mm na Avenida Imperatriz, esquina com a Rua Bolívia, no domingo (26), em São Leopoldo, afetou o abastecimento de água em pelo menos 17 bairros da cidade. De acordo com os técnicos do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), o incidente foi causado devido a variação de temperatura e o tempo de uso. Os bairros afetados com a falta d'água foram Centro, São Miguel, Vicentina, Batista, Otacília, Fião, Cristo Rei, Padre Réus, São José, Duque de Caxias, Cohab Duque, Santa Tereza, Morro do Espelho, Jardim América, Vila Esperança, Fazenda São Borja, Rio Branco e Pinheiro. 

Nesta segunda-feira (27) houve a conclusão do conserto da adutora. O reparo foi feito ainda na noite de domingo. Após a escavação do local e a retirada da água, a equipe de manutenção fez a aplicação de uma fibra no local do rompimento e posterior começou o processo de cura (secagem). O registro será liberado ao longo do dia, aos poucos, para que não haja novo rompimento e o abastecimento retorna gradativamente aos bairros afetados. O Semae está com cinco caminhões-pipa disponíveis junto ao comércio e com prioridade para o Hospital Centenário.A água já está chegando nos bairros Centro, na Vicentina e no São Miguel. Ao longo do dia, a parte mais alta da região afetada, que compreende o Cristo Rei, Padre Réus, Santa Tereza, Duque de Caxias e Cohab Duque terá o abastecimento restabelecido. 

“As equipes do Semae trabalharam de forma rápida e ainda hoje teremos o abastecimento normal”, disse o prefeito Ary Vanazzi. “Essa adutora é de fibra de vidro que é um material obsoleto, pois fica muito suscetível a rupturas e isso gera esse problema que atingiu cerca de 70 mil pessoas na nossa cidade. Já temos um contrato encaminhado de cerca de R$ 30 milhões com a Caixa para fazer uma nova rede de distribuição. A ideia é no mês de março fazer a licitação desse projeto que inclui a troca de toda essa tubulação”, disse. 

O trânsito na avenida Imperatriz Leopoldina segue bloqueado a partir da avenida Luís Bernardo da Silva, no bairro Pinheiro. O bloqueio se deve ao trabalho que o está fazendo no local onde ocorreu o rompimento da adutora. Condutores que se deslocam no sentido Centro/Bairro devem acessar a avenida Luís Bernardo da Silva, acessar a esquerda até a rua Suíça, seguir até a rua Leopoldo Zimmerman para retornar até à avenida Imperatriz. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895