Rompimento de adutora volta a causar transtornos e falta de água para moradores de Sapucaia do Sul

Rompimento de adutora volta a causar transtornos e falta de água para moradores de Sapucaia do Sul

Passagem de veículos no local ficou inviável por conta do vazamento

Fernanda Bassôa

publicidade

Depois de enfrentarem três dias de forte de calor e sem água, em razão do rompimento de uma adutora na Avenida Mauá, moradores de pelo menos 12 bairros de Sapucaia do Sul voltaram a perceber de forma tímida água nas torneiras das residências na noite de segunda-feira (30). O conserto feito pelas equipes da Corsan. Entretanto, na terça-feira (31) um buraco onde o conserto foi realizado se abriu e os moradores novamente voltaram a ficar sem abastecimento de água. Além disso, a passagem de veículos no local ficou inviável por conta do vazamento. Entre os bairros prejudicados estão as famílias que residem no Piratini, Freitas, Silva, Cohab Casas, Cohab Blocos, São José, Anchieta e Loteamento Encosta da Floresta. 

Cassia Guterres, que trabalha como motorista de aplicativo durante o dia, relatou que com esta situação, quando chega do trabalho fica impossível de tomar um banho, lavar a louça e limpar a casa. Por conta do problema, ainda na terça-feira (31) um caminhão-pipa da Corsan foi deslocado até o Hospital Municipal Getúlio Vargas, de forma preventiva, para abastecer a caixa d´água da casa de saúde a fim de evitar o desabastecimento da instituição hospitalar. 

A assessoria da Corsan informou que as equipes da Companhia concluíram o conserto da rede na madrugada de terça (31) para quarta-feira (1º). Com isso, a estabilização do sistema está se dando de forma gradual, com normalização total prevista para o fim da manhã de hoje (quarta-feira). A tubulação apresentou novo rompimento na tarde de ontem, dessa vez na conexão entre a rede de 350mm para a de 250mm.

A Corsan imediatamente providenciou o conserto, ao mesmo tempo em que deu início a um projeto de concepção de nova rede de uma linha reserva/extra que possa abastecer aquela comunidade. Para a execução da manutenção foi necessário interromper o abastecimento de água nos bairros: Piratini, Freitas, Silva, Cohab Casas, Cohab Blocos, São José, Anchieta, Encosta da Floresta, Vargas, Colina Verde, Sete e Jardim. 

De acordo com a Companhia, o primeiro rompimento ocorreu no sábado (28). As equipes trabalharam durante todo o fim de semana e, devido à complexidade, só foi possível concluir o conserto e retomar o abastecimento na noite de segunda-feira (30). A Corsan ainda estuda o que teria causado esse primeiro evento, mas vários fatores podem contribuir para esse tipo de incidente: excesso de pressão na rede, retomada de abastecimento após parada emergencial, trepidação externa ou movimento do solo. Para mais informações, a população pode acessar os canais de relacionamento da Corsan pelo telefone 0800.646.6444, app e site.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895