Rompimento de tubulação de gás em São Leopoldo assusta comerciantes

Rompimento de tubulação de gás em São Leopoldo assusta comerciantes

Um dos canos da tubulação da rede de gás natural foi atingido durante uma escavação, causando vazamento e cheiro forte. Lojas e bancos foram evacuados

Fernanda Bassôa

A área foi isolada até que houvesse a supressão do risco, contido ainda na sexta-feira

publicidade

Estabelecimentos comerciais e agências bancárias localizadas na segunda quadra da Rua Independência, em São Leopoldo, onde ocorrem as obras de revitalização, tiveram que fechar as portas e evacuar a área, na sexta-feira, em razão de um vazamento de gás. De acordo com informações da Defesa Civil leopoldense, um dos canos da tubulação da rede de gás natural foi atingido durante uma escavação, causando o vazamento.

Por segurança, os técnicos do Consórcio São Leopoldo, da Sulgás e da Defesa Civil fizeram o bloqueio da via, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, através de isolamento da área, até que fosse efetuado o conserto da tubulação, que aconteceu ainda na sexta-feira. Pedestres também foram impedidos de circular pelo local.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Fabiano Camargo, o espaço foi isolado até que houvesse a supressão do risco. “Mas como se trata de gás natural, que é menos denso, ele se dissipa mais rápido. Não houve nenhum tipo de explosão e o conserto foi feito ontem mesmo, liberando lojas e energia elétrica.” Camargo sugere ainda que, caso haja cheiro de gás entre prédios e lojas, que deixem janelas e portas abertas para ventilar.

As três válvulas do sistema foram fechadas a tempo e os técnicos da Sulgás esperaram o gás se dissipar para proceder o reparo da tubulação. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e ficou de prontidão no local, bem como a Guarda Municipal. Ninguém se feriu e as obras foram retomadas na manhã deste sábado.

O projeto de revitalização da Independência, cujas obras iniciaram no final de outubro do ano passado, prevê a colocação de uma nova rede nova de drenagem e de esgoto, bem como um sistema de iluminação mais eficiente com lâmpadas de LED, afim de gerar mais economia. Além disso, a via será modificada com espaço para duas pistas de rolamento e faixa compartilhada, fortalecendo o conceito de agilidade de travessia dos pedestres.

A rua contará também com câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, lixeiras seletivas, bicicletários, estações de água quente, gelada e água para pets. As obras de revitalização e modernização, que receberão investimentos de R$ 50 milhões, estão sendo executadas pelo Consórcio São Leopoldo (formado pelas empresas Construsinos, Mercúrio e Pavicon). A previsão é que sejam concluídas até o final de 2024.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895