Rotativo de Uruguaiana é alterado para assegurar gratuidade a deficientes, idosos e autistas

Rotativo de Uruguaiana é alterado para assegurar gratuidade a deficientes, idosos e autistas

Medida visa assegurar mobilidade urbana à parcela da população uruguaianense e turistas

Fred Marcovici

Parquímetros instalados facilitam o dia a dia dos condutores uruguaianenses

publicidade

No último final de semana de 2023, a prefeitura de Uruguaiana, alterou o artigo 6º do Decreto nº 813/2023, que regulamenta o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Serp) para veículos automotores.

Com a mudança, que entra em vigor nesta terça-feira, ficou garantida a gratuidade (isenção) para idosos, pessoas com deficiência que tenham dificuldade de locomoção e às pessoas com transtorno do espectro autista, nas vagas indicadas.

Não havendo disponibilidade dos espaços especiais, poderão, excepcionalmente, ser utilizadas, de forma gratuita, pelo prazo de até uma hora, qualquer área disponível no estacionamento rotativo.

O novo sistema de SERP da cidade foi implantado no dia 12 de dezembro último. Ao todo são 1.007 vagas, sendo 920 convencionais, 47 de idosos, 20 de PcDs e 20 de carga e descarga.

Formado por nove trechos de ruas centrais mais movimentadas, conta com 15 parquímetros que recebem pagamentos com moedas, cartão recarregável do estacionamento rotativo, cartões de débito e crédito e Pix.

Os terminais instalados são dotados com a tecnologia “pay by plate” (pagar pela placa) ficando necessário digitar a placa na hora da emissão do tíquete.

A vantagem é que, com isso, não será mais preciso deixar o papel no painel do veículo. Além disso, graças ao monitor gráfico de 4,3 polegadas colorido, a navegação é mais fácil e intuitiva.

A emissão do comprovante também poderá ser feita junto com os monitores da Rek Parking que circularão em todo o perímetro,por meio de dinheiro ou Pix, ou ainda, podem ser feitos pelo aplicativo Rek Parking de forma segura e fácil.

O prefeito Ronnie Mello, justificou a importância da alteração:

“estou satisfeito com a mudança no decreto. É uma obrigação do município cuidar dos idosos, das pessoas com deficiência e aquelas com transtorno do espectro autista. A ação de inclusão será um estímulo para que todos possam circular pela área central da cidade, favorecendo inclusive o comércio local”, completou


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895