RS anuncia edital para municípios atingidos pela estiagem perfurarem poços artesianos

RS anuncia edital para municípios atingidos pela estiagem perfurarem poços artesianos

Secretário da Agricultura, Giovani Feltes, revelou medida durante reunião com prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre

Correio do Povo

Prefeitos e secretários discutiram os efeitos e prejuízos da estiagem

publicidade

O governo do Estado deve publicar, em até dez dias, um edital liberando uma verba com valor entre R$ 120 mil a 130 mil por cidade que se habilitar para a perfuração de poços nos municípios atingidos pela estiagem. O anúncio foi feito pelo Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, durante reunião com os representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O encontro discutiu a situação da longa estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, em especial na Região Metropolitana. Somente para esses municípios, o prejuízo supera os R$ 200 milhões. 

Feltes relatou que vem mantendo conversas com técnicos do Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco do Brasil para que possam apresentar alternativas financeiras aos agricultores atingidos. Conforme o secretário, há um estudo para a implantação de um programa de irrigação estadual, ajudando a enfrentar cenários de falta de chuvas como o atual. 

O presidente da Granpal, prefeito de Nova Santa Rita Rodrigo Battistella, falou da importância do edital. “É um alento para todos que enfrentam a falta de chuva. Vemos muitas cidades com dificuldades”. Segundo ele, os prejuízos nas lavouras variam entre 35% e 70%, dependendo da cultura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895