RS deve ter chuva em excesso até primeira semana de março, alerta MetSul

RS deve ter chuva em excesso até primeira semana de março, alerta MetSul

Maiores volumes são esperados para as regiões Norte e Nordeste do Estado; maioria terá apenas chuva recorrente, mas não acima da média

Correio do Povo, com MetSul

Porto Alegre terá sol e chuva com temperatura mínima de 23ºC e máxima de 37ºC

publicidade

As regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul devem registrar volumes excessivos de chuva até a primeira semana de março. De acordo com a previsão da MetSul, os grandes volumes devem se concentrar principalmente nos outros estados do Sul do país – Paraná e Santa Catarina –, mas devem refletir em parte do RS. Curitiba deve ser a capital do Sul com chuva mais recorrente. A capital paranaense pode ter registro de chuva todos os dias ou quase todos os dias até o fim da primeira semana de março. 

Municípios das regiões gaúchas do Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Campos de Cima da Serra, dos vales, da Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte devem ser as que mais vão ter chuva até o final da primeira semana de março.

Em pontos do Nordeste gaúcho, inclusive, a chuva pode ser excessiva. Áreas entre a Serra e o Litoral Norte, especialmente, poderão anotar neste período de dez dias volumes elevados de precipitação, o que pode levar a alguns transtornos como queda de barreiras em rodovias.

Mesmo Porto Alegre não deve escapar de um padrão de chuva frequente, alerta a MetSul. A primeira semana de março na capital gaúcha deve ser de tempo bastante instável, com muitos momentos em que as condições serão chuvosas. A chuva pode inclusive ser forte, localmente intensa e com risco de alagamentos.

Em contraste, o Oeste e o Sul gaúcho devem enfrentar uma condição de tempo mais seco com volumes de chuva predominantemente baixos na maioria das localidades, exceto por formações muito isoladas geradas por calor e umidade. O cenário, assim, é pouco favorável para redução do déficit hídrico da estiagem.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895