RS deverá ter alta frequência de temporais entre final de outubro e início de novembro

RS deverá ter alta frequência de temporais entre final de outubro e início de novembro

Região de maior preocupação é a Metade Norte

Correio do Povo

publicidade

O final do mês de outubro e os primeiros dias de novembro devem ser marcados no Rio Grande do Sul por uma alta frequência de temporais. Segundo informações da MetSul Meteorologia, a região de maior preocupação é a Metade Norte do Estado. É possível o registro até de chuva de granizo e o cenário não fica restrito ao território gaúcho. Ele se espalha por Santa Catarina e vai até o Paraná. Serão muitos dias com chuva localmente forte a intensa que virá com nuvens muito carregadas que vão causar também temporais.

Conforme a MetSul, a atenção quanto ao clima de tempestades deve estar centralizada nos próximos sete a dez dias, quando os acumulados de chuva devem atingir 250 mm a 500 mm em um grande número de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há a possibilidade de novas inundações, cheias de rios, enchentes e até deslizamentos de terra. 

A sequência de temporais tem relação com o El Niño. A instabilidade tende a aumentar muito mais neste sábado no Sul do País com chuva muito intensa em diversas cidades, com acumulados de 100 mm a 200 mm em apenas 24 horas com inundações repentinas, e ainda tempestades de granizo com risco de vendavais isolados. 

A intensa instabilidade virá acompanhada de muitos raios. As descargas no Sul do país devem ser mais numerosas no Noroeste gaúcho e no Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895