RS entra em Estado de Atenção devido ao avanço dos efeitos da estiagem

RS entra em Estado de Atenção devido ao avanço dos efeitos da estiagem

Medida foi tomada com o objetivo principal de garantir o abastecimento da população

Correio do Povo

Durante o último verão, o Rio Grande do Sul foi bastante afetado por uma estiagem, que ameaça acontecer novamente

publicidade

O governo do Rio Grande do Sul entrou em Estado de Atenção durante o período da estiagem. A medida foi tomada nesta terça-feira com o objetivo principal de garantir o abastecimento da população em meio a falta de chuva.

Conforme o Executivo, o documento prevê que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deverá acompanhar diariamente o nível dos mananciais que utiliza para identificar de forma antecipada um possível comprometimento do abastecimento. Caso seja preciso alguma ação emergencial, como construção de minibarramentos e reforços nos sistemas de captação, a Corsan fica previamente autorizada a realizar a intervenção, devendo, posteriormente, iniciar os procedimentos de regularização junto aos órgãos competentes.

Em caso de intervenção, a Corsan deverá informar a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o respectivo Comitê de Bacia, para que sejam tomadas as devidas providências com base nas competências específicas de cada instituição.

A ordem de serviço também prevê que a Casa Militar, por meio da Defesa Civil, fica responsável por identificar potenciais riscos e manter equipes mobilizadas para prestar suporte técnico aos municípios afetados pela estiagem. O Estado de Atenção vigorará pelo prazo de 90 dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895