RS tem 17 regiões em bandeira vermelha e 4 em laranja no mapa preliminar

RS tem 17 regiões em bandeira vermelha e 4 em laranja no mapa preliminar

Pedidos de reconsideração podem ser enviados até as 6h de domingo

Correio do Povo

Governo do RS divulgou mapa preliminar da 38ª rodada do Distanciamento Controlado

publicidade

Na semana que o Rio Grande do Sul começou a vacinação contra a Covid-19, o mapa preliminar da 38ª rodada do Distanciamento Controlado deixou 17 regiões em bandeira vermelha e 4 em laranja. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira. 

Segundo o governo estadual, os indicadores no RS tiveram uma leve queda de internações e mortes por Covid-19 nesta semana. No entanto, a grande maioria das regiões em bandeira vermelha segue com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de contaminação do coronavírus no Estado. 

As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo  ngelo, Taquara e Uruguaiana. Já as áreas de Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Caxias do Sul ficam com a laranja. 

Redução

De acordo com os dados do mapa, no Rio Grande do Sul houve redução no número de pessoas confirmadas com Covid-19 em leitos clínicos (-9%) e estabilidade nos internados em UTI. Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, considerável redução dos óbitos (-19%).  

Segundo a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, o início da vacinação no Estado não significa que a pandemia acabou. "O mapa de hoje revela justamente que a maioria das regiões está em risco alto. Toda a população deve continuar em estado de alerta porque o vírus segue circulando”, afirmou. 

Ela ainda reforça o pedido para que a população mantenha os cuidados básicos. "Salientamos a importância do cuidado individual, com o próximo, do uso dos equipamentos de proteção, especialmente a máscara, de lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel", completou. 

Regra 0-0 e cogestão

De acordo com o mapa preliminar da 38ª rodada, 408 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 149 podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Das 21 regiões, apenas Uruguaiana e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão regional, que permite aos municípios adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira anterior. 

Os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. As medidas do Distanciamento Controlado passam a valer oficialmente a partir da meia-noite de terça-feira.

O levantamento completo da 38ª rodada está disponível neste link 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895