RS terá calor escaldante e temperaturas podem chegar aos 44ºC

RS terá calor escaldante e temperaturas podem chegar aos 44ºC

MetSul aponta que pico do calor será no domingo no Estado

Felipe Faleiro

Moradores recorrem às sombrinhas para fugir do calorão na Capital

publicidade

A onda de calor aumentará nos próximos dias no Rio Grande do Sul, conforme indicou a MetSul Meteorologia, com máximas já nesta sexta-feira entre 35ºC e 40ºC em grande parte do estado, com exceção de áreas do oeste e sul junto ao Uruguai. Os vales e a Grande Porto Alegre devem registrar as temperaturas mais altas, com marcas perto e acima destes valores. No sábado, a temperatura aumenta, assim como a área geográfica em que o calorão será registrado.

Áreas do noroeste, vales e região metropolitana da Capital deverão ter temperaturas acima de 40ºC, registrando até 42ºC. O pico do calor, contudo, ainda segundo a MetSul, será mesmo no domingo, com possibilidade inclusive de marcas extremas na serra gaúcha, e possibilidade de risco à saúde e à vida, prosseguiu a MetSul. Na tarde do domingo, os modelos meteorológicos indicam temperaturas de até 44ºC em locais isolados, marca histórica do calor em território gaúcho.

O aquecimento deve ser maior em localidades de vales ou encostas de regiões serranas, em razão da circulação do vento norte e do relevo. Na segunda-feira, o calor reduz, e há chance de chuva e inclusive tempestades em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Áreas da Argentina e do Uruguai já sofriam ontem com tempestades severas, chuva extrema e vendavais destruidores, iniciando uma sequência de dias com intensa estabilidade nestas regiões.

A causa do forte valor é a presença de uma massa de ar excepcionalmente quente entre o centro e no norte da Argentina, Paraguai, Bolívia, além do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Enquanto isso, houve registro de chuva rápida no começo da tarde na fronteira oeste, mas com pouco potencial de quebrar a barreira do calor, representando um alívio passageiro a moradores destas áreas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895