RS terá sol e calor próximo dos 30ºC nesta terça-feira

RS terá sol e calor próximo dos 30ºC nesta terça-feira

Começo de inverno com cara de verão deve terminar na quarta

MetSul

Capital pode ter máximas de 27ºC

publicidade

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, embora com a presença de nuvens esparsas na maioria das áreas do estado. Há maior nebulosidade no Sul gaúcho, onde pode chover em diferentes pontos. Há risco de chuva localmente forte nas áreas de Santa Vitória do Palmar e do Chuí, com possíveis trovoadas. Na quarta-feira, chega a chuva com virada no tempo e queda das temperaturas.

Nas demais áreas do estado, com o predomínio do sol, a manutenção da massa de ar quente traz outro dia de temperatura muito alta para esta época do ano. As máximas voltam a ficar perto ou acima de 30ºC em várias cidades, sobretudo da Grande Porto Alegre e dos vales.

As mínimas rondam os 8ºC em Vacaria e os 5ºC em São José dos Ausentes, com algum frio na Serra. Já as máximas podem chegar a 28ºC em Santa Maria e 29ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18ºC e 27ºC.

O Rio Grande do Sul teve um dia com cara de verão em algumas cidades, em pleno auge do inverno na segunda-feira. As máximas ultrapassaram os 30ºC e ficaram próximas das médias máximas de meses de verão em algumas cidades.

Temperatura muito alta nesta época é muito menos comum por conta da posição solar e o número de horas de sol. Porto Alegre, por exemplo, teve o nascer do sol ontem às 7h21 e o pôr do sol se deu às 17h34. Em 22 de dezembro, dia que marcará o começo do verão de 2024, o nascer do sol em Porto Alegre se dará às 5h20, duas horas mais cedo que agora, enquanto o ocaso ocorrerá às 19h25.

O calor fora de época é consequência de massa de ar muito quente, que cobre as latitudes médias do continente há dias, trazendo temperatura muito acima do normal no Centro e no Nordeste da Argentina, no Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, uma espécie de corredor de vento ao redor de 1.500 metros de altitude, transporta ar quente da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil para o Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895