RS volta a ter amanhecer frio, mas terça aquece rápido, com máximas perto dos 30ºC

RS volta a ter amanhecer frio, mas terça aquece rápido, com máximas perto dos 30ºC

Sol vai predominar em todas as regiões, com formação de neblina em alguns pontos, mais cedo

MetSul

Amanhecer será com marcas baixas, principalmente em áreas de baixadas

publicidade

O sol predomina outra vez no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O estado ainda está sob a influência de uma área de alta pressão que garante o tempo firme. São esperadas nuvens, predominantemente altas, em diversas regiões.

O tempo aberto com perfil seco da atmosfera favorece outro amanhecer frio, embora com mínimas mais altas que nos últimos dias. Aquece muito rapidamente de manhã e a maioria das localidades gaúchas terá uma tarde agradável, mas já um pouco quente em pontos do Noroeste e dos vales. O amanhecer deve ter bancos localizados de nevoeiro e neblina.

As mínimas rondam 6ºC em Pelotas, 5ºC em Vacaria e 1ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27ºC em Santa Cruz e 29ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 8ºC e 26ºC.

A massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão sobre a costa do Sul do Brasil foi responsável por mais uma madrugada gelada na segunda-feira, com formação de geada e registro de temperaturas negativas. O RS anotou na madrugada marcas abaixo de zero com -1,9ºC em São José dos Ausentes e -1,3ºC em Soledade. Na Grande Porto Alegre, pelo segundo dia seguido, a madrugada foi muito fria com 2,4ºC em Viamão, e 2,7ºC no Lami, em Porto Alegre.

O ar frio começa a se afastar para o oceano e gradualmente ar mais quente começa a ingressar pelo Nordeste da Argentina, elevando a temperatura. Com ar mais quente ingressando em altitude, as diferenças de microclimas se acentuam e o frio mais intenso se concentrará em baixadas. Porto Alegre deve amanhecer com 8ºC a 9ºC, mas no Sul da cidade pode fazer até 5ºC. Nas baixadas dos Aparados, mínimas de 0ºC a 2ºC, novamente com geada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895