São Borja ampliará número de consultas oftalmológicas de 180 para 300 por mês

São Borja ampliará número de consultas oftalmológicas de 180 para 300 por mês

Primeiro passo é procurar um médico da ESF para encaminhamento ao especialista

Fred Marcovici

Para as consultas oftalmológicas, aproximadamente 20 servidores na área de saúde são mobilizados

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Borja desenvolve tratativas finais para que, em algumas semanas, passe a garantir um significativo incremento no número de consultas médicas oftalmológicas pelo SUS. Conforme a secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, já são colocadas à disposição 180 consultas por mês e a meta é ampliar esse número para 300 oportunidades.

Desde 14 de agosto de 2021, o médico da especialidade, Tarcísio de Andrade Rosado da Costa Júnior, do grupo Visão, de Rosário do Sul, colocou à disposição 180 consultas por mês, pelo SUS, para São Borja. Ele atua no município, contratado pela prefeitura, duas vezes por mês, aos sábados, atendendo 90 consultas, em média, a cada dia. Para as consultas oftalmológicas, aproximadamente 20 servidores na área de saúde são mobilizados.

Além da equipe que vem de Rosário, também atuam funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Uma das tarefas é uma pesquisa sobre os serviços prestados e sobre o perfil do paciente, incluindo o registro de medicamentos usados e possíveis interações. Sabrina observa que, apesar do grande número de pacientes já atendidos, ainda existe uma considerável demanda reprimida e, por isso, há uma fila de espera. “A ideia é que a nova profissional em fase de contratação atenda outros 120 pacientes por mês, o que significará, no total, 300 atendimentos, 10 por dia, na média”, informa Sabrina.

O serviço de transporte também está levando pacientes à clínica de Rosário do Sul, para serviços especializados como cirurgias e vários procedimentos que exigem equipamentos mais sofisticados. A Secretaria de Saúde orienta as pessoas que desejarem consulta e atendimento oftalmológico de que o primeiro passo é procurar o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ele fará avaliação preliminar do caso e, uma vez confirmada a necessidade, pedirá a consulta com o médico da Visão. A indicação da ESF deve ser levada ao Posto de Saúde Central, na Praça da Lagoa, onde o Centro Municipal de Atendimento Médico Especializado (CEMAE) confirmará o agendamento da consulta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895