São Borja inaugura estátua de Telmo de Lima Freitas

São Borja inaugura estátua de Telmo de Lima Freitas

Cinzas do artistas, que morreu em fevereiro de 2021, serão lançadas no rio Uruguai

Fred Marcovici

Artista plástico Rossini Rodrigues desenvolveu estátua em tamanho natural de Telmo de Lima Freitas

publicidade

Nesta quinta e sexta-feira, São Borja presta homenagens à memória do poeta, cantor e compositor Telmo de Lima Freitas. Reconhecido como uma das expressões mais representativas da cultura do Rio Grande do Sul, Telmo era são-borjense e faleceu em 18 de fevereiro 2021, aos 88 anos. Na cidade, ele receberá uma estátua, na Praça Tricentenário.

Em programação organizada por familiares do artista, as cinzas dos seus restos mortais serão lançadas nas águas do rio Uruguai. A chegada ao trevo de entrada de São Borja é prevista para as 14h30min desta quinta-feira. Representantes das entidades tradicionalistas do município e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) farão a recepção. Depois, as homenagens prosseguem na Praça Tricentenário, zona Sul da cidade. As atividades na praça começarão às 15h30min. A Secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso, destaca que o ato simbolicamente mais representativo será a inauguração de uma estátua de Telmo de Lima Freitas, em tamanho natural, obra desenvolvida pelo artista plástico Rossini Rodrigues.

Após as cerimônias no local, cavalarianos ligados às entidades tradicionalistas e familiares do homenageado farão peregrinação pela cidade. Haverá visitação ao local onde Telmo teria nascido, no bairro Paraboi, assim como na Fonte de São João Batista, um dos locais mais importantes para ele em São Borja. No final da tarde, seguindo as homenagens, familiares do cantor e compositor levarão suas cinzas à Fazenda São Roque, na localidade de Rincão de Santana, a pouco mais de 20 quilômetros da cidade. A previsão é que na manhã de sexta-feira as cinzas sejam jogadas nas águas do rio Uruguai. Esse rito encerrará as homenagens, assim como atende um desejo do homenageado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895