São Joaquim, em Santa Catarina, registra neve na primavera

São Joaquim, em Santa Catarina, registra neve na primavera

Fenômeno também foi registrado nos municípios de Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema

Correio do Povo

Neve começou a cair nos primeiros minutos da estação das flores, que teve início às 22h04min dessa quinta-feira

publicidade

A primavera de 2022 começou com o registro de neve acumulada no primeiro amanhecer da estação no distrito do Cruzeiro, distante cerca de 15 km do Centro de em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, a uma altitude de 1.500 metros.

Conforme a MetSul Meteorologia, a neve foi consequência da interação da instabilidade da circulação de umidade de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul com o ar polar de trajetória continental ingressando pelo Norte da Argentina. Eventos de neve de circulação ciclônica não raro trazem pancadas curtas de precipitação invernal, o que explica a pequena acumulação observada na área mais elevada de São Joaquim.

A neve começou a cair nos primeiros minutos da primavera que teve início às 22h04min dessa quinta-feira, quando a instabilidade atuava na região e o ar polar chegava com força. Com a manutenção da instabilidade, a neve prosseguiu na madrugada e acumulou. O fenômeno também foi registrado nos municípios de Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895