São Leopoldo amplia atendimentos por agendamento na rede municipal de saúde

São Leopoldo amplia atendimentos por agendamento na rede municipal de saúde

Especialmente, para pacientes crônicos e demandas programadas como pré-natal, puericultura e atendimento de idosos, no caso da Atenção Básica

Stephany Sander

Unidades de saúde passam a atender das 8h às 12 e das 13h às 17h

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo irá aumentar a quantidade de atendimentos por agendamento na rede municipal de saúde. Os horários estão sendo ampliados para 70% da capacidade total, por turno e por profissionais médicos e enfermeiros. Especialmente, para pacientes crônicos e demandas programadas como pré-natal, puericultura e atendimento de idosos, no caso da Atenção Básica.

A Secretaria estava trabalhando com um limite de 30% da capacidade dos agendamentos em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19, mas devido à redução no volume de internações hospitalares das últimas semanas, somada a redução da quantidade de pessoas com o vírus ativo, uma ampliação nos atendimentos eletivos é possível, conforme o secretário de Saúde, Ricardo Charão.

"A falta de cuidado e o acompanhamento da população por médicos ou equipes de enfermagem também pode acarretar em problemas mais graves de saúde. Essa ampliação é necessária e muito importante e vai ser realizada com todo o cuidado e distanciamento, garantindo um atendimento de saúde sem aglomerações”, afirma.

As unidades de saúde passam a atender das 8h às 12 e das 13h às 17h, e todos os profissionais que atuam nos espaços, contam com os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), além dos cuidados com espaçamento, higienização, disposição de álcool gel, entre outros cuidados.

Os agentes comunitários de saúde seguem tomando todos os cuidados nas visitas e os acompanhamentos a domicílio dos pacientes crônicos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895