São Leopoldo estabelece novos critérios para notificação e exames da Covid-19

São Leopoldo estabelece novos critérios para notificação e exames da Covid-19

A principal atualização é sobre o entendimento de pacientes com síndromes gripal

Stephany Sander

São Leopoldo aplicou, até o momento, 10.743 testes, uma média de 4.536 testes para cada 100 mil habitantes

publicidade

Após reunião online entre os membros da Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, na manhã desta sexta-feira, ficaram estabelecidos novos critérios para notificação e exame de detecção da Covid-19. A principal atualização é sobre o entendimento de pacientes com síndromes gripal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Hospital Centenário e Centros de Saúde.

Agora, o usuário com quadro respiratório agudo precisa ter pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, perda do paladar ou diarreia. As alterações estão de acordo com a Nota Informativa 15/2020, publicada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), da Secretaria Estadual de Saúde, publicada no último dia 31 de julho, segundo a prefeitura. Além disso, o teste-rápido com coleta de sangue pelo dedo, será feito a partir do décimo dia do aparecimento dos sintomas para que o diagnóstico tenha mais precisão.

Nos casos de grupos prioritários, definidos pela Secretaria Estadual de Saúde, o profissional da saúde deverá realizar coleta de PCR (coleta de secreção da garganta). “Se o usuário chegar no quinto dia de sintoma, a UBS agendará o teste para daqui 5 dias, quando fechará 10 dias de sintomas. Se o paciente tiver há duas semanas com síndrome gripal, o teste pode ser imediatamente realizado ou agendado”, explica a diretora de Atenção Básica, Tisiane Molder, complementando que mesmo antes do teste, o médico concederá atestado ao paciente em caso de síndrome gripal e de encaminhamento para testagem.

Todos as coletas e diagnósticos são realizadas mediante agendamento, com exceção dos pacientes que já chegam aos serviços da atenção básica após o décimo dia de sintomas, para os quais já pode realizar a testagem. Portanto, o usuário com sintomas gripais deve seguir procurando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Saúde Feitoria, UPA Zona Norte ou Hospital Centenário.

As mudanças tendem a aumentar a procura por coletas. Por conta disso, a prefeitura se antecipou e mudou o local do Centro de Testagem Municipal, que desde esta segunda-feira funciona no Ginásio Celso Morbach. São Leopoldo aplicou, até o momento, 10.743 testes, uma média de 4.536 testes para cada 100 mil habitantes, média superior às médias estadual e nacional.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895