São Leopoldo inicia instalação da decoração de aniversário

São Leopoldo inicia instalação da decoração de aniversário

Município completa 197 anos no dia 25 de julho

Stephany Sander

Pontos históricos recebem decoração para celebrar o aniversário de São Leopoldo

publicidade

São Leopoldo está ganhando um colorido especial no Centro da cidade. As guirlandas de flores e bandeiras estão decorando pontos históricos como a Praça do Imigrante, a Ponte 25 de Julho e a rua Independência em comemoração aos 197 anos do município, celebrado no dia 25 de julho.

Os arranjos utilizam as cores amarelo, preta e vermelha que remetem ao marco histórico da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil em 1824. Aliado a isso, teve início o processo de revitalização das casas em estilo enxaimel que serão utilizadas na São Leopoldo Fest. Neste primeiro momento, serão feitas a pintura e a troca das aberturas, na próxima semana acontecerá a troca das telhas.

A previsão é de que, até a próxima semana, elas estejam alocadas na rua Independência. O processo de restauro está acontecendo com uma iniciativa da prefeitura em parceria com a empresa Taurus, que disponibilizou os materiais que serão utilizados nesta ação. O desenvolvimento acontece por meio de um mutirão na comunidade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec).

Ao todo, são seis casas no estilo enxaimel que, após a revitalização, estarão disponibilizadas na rua Independência, onde ficarão alocadas durante um mês, de segunda a sábado. As casas serão utilizadas por empreendedores da economia solidária, além de participantes de entidades benemerentes de São Leopoldo, para a comercialização de produtos alimentícios.

Para o titular da Sedettec, Juliano Maciel, esta demanda auxiliará na construção e manutenção do ambiente cultural e turístico de São Leopoldo. “Ainda com o cenário de pandemia, e uma programação virtual, é necessário que façamos este esforço para produzir este clima de São Leopoldo Fest na cidade. Com a decoração da área central da cidade e a colocação das casinhas, vemos que isto é possível. Além disso, trazer para a comunidade este contexto de preparação para o bicentenário da imigração alemã”, destacou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895