São Leopoldo lança programa municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

São Leopoldo lança programa municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Segundo estudo, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil vagas por ano até 2024

Stephany Sander

Contrato inicial foi assinado nesta quarta-feira

publicidade

Foi lançado nesta quarta-feira, o Programa Inova São Léo, um programa municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa construir uma cidade inovadora em que o desenvolvimento tecnológico melhore a vida e o trabalho do povo, preparando a cidade para o Bicentenário da Imigração Alemã e para o amanhã. Entre as iniciativas do programa, estão a Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae; o novo sistema de segurança pública da Guarda Municipal; o Projeto de Lei que deve criar o Fundo Municipal de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; a ampliação das atribuições da Fundação Centro de Eventos; parcerias entre poder público e IFSUL; a promoção de programas de cultura digital nas escolas e a modernização da gestão pública.

A novidade vai ao encontro do cenário atual e das necessidades do setor. Considerando uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, estima-se que haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, nos próximos 3,5 anos. Além disso, a pandemia aqueceu ainda mais a área, contribuindo para perspectivas positivas e um cenário desafiador quando o assunto é mão de obra. Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - Brasscom, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil vagas por ano, enquanto o número de formados chegará a 46 mil.

No ato, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi; o reitor da Unisinos; Marcelo Fernandes Aquino e o diretor regional do SESC-RS, José Paulo Rosa assinaram o contrato de início de uma das iniciativas da inovação: Programa 3.000 Talentos TI, que oportunizará a formação de três mil jovens e adultos, entre 15 e 39 anos, até 2024, para se tornarem profissionais na área da Tecnologia da Informação (TI), possibilitando inclusão social, e formação qualificada para o mercado de trabalho.

Elaborado em parceria entre poder público, Unisinos e Senac, o Programa 3.000 Talentos TI está oferecendo cursos gratuitos em Tecnologia da Informação para pessoas entre 15 e 39 anos. No total, serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico.
Nesta fase inicial do projeto, serão disponibilizadas 540 vagas distribuídas em 27 turmas. As aulas começam no dia 3 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site do Senac até o dia 22 de outubro. As bolsas serão cedidas de acordo com a pontuação dos pré-requisitos descritos no item cinco do edital, que devem ser descritas no momento da inscrição. As aulas começam no dia 3 de novembro. Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos no mesmo site ou pelo telefone (51) 3590-3060.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895